PND para a periferia de SP – Militantes e apoiadores da pré-candidatura de Ciro Gomes (PDT) à presidência têm feito uma verdadeira maratona para levar as ideias e propostas do Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND) à população, com ações de ruas em diversos pontos da região.
“A maior satisfação que a gente tem em representar um projeto, uma causa, uma ideia, é a receptividade das pessoas. Quando a gente faz esse tipo de ação e as pessoas param, conversam, trocam ideias, querendo saber do que se trata”, diz Eduardo do Livramento, ativista trabalhista.
Na última semana, os militantes foram a terminais de ônibus, estações de trem, do metrô, conjuntos habitacionais e periferias distantes do centro expandido da capital paulistano.
“Assumimos o compromisso de fazer o Projeto Nacional de Desenvolvimento chegar aonde o povo está, que é nas ‘quebradas’, nas vielas, nas favelas, nos ‘becos’, nos conjuntos habitacionais”, declara.
FAB intercepta avião com 500 kg de cocaína; pouso forçado em SP
Livramento argumenta que é preciso devolver a esperança à população e a fé em mudanças através da política. “Existem políticos, mulheres e homens, com competência, coragem e honradez, de defender os melhores interesses do povo brasileiro”.
‘Carta ao povo brasileiro’
O trabalhista também faz críticas à imprensa e à ‘mídia’ em geral.
“A mídia se esforça muito para matar o carteiro e isolar a carta, e é por isso mesmo que cada ação dessa eu vou com o Ciro (Gomes) no peito, para que as pessoas vejam o carteiro e leiam a carta do Ciro, de Elvis, de Aldo Rebelo, do Antonio Neto, da Neudes Carvalho”
Eduardo acredita que o povo brasileiro tem um potencial único e que só precisa de oportunidade para ‘deslanchar’.
“O povo brasileiro precisa de uma chance, e nós vamos trabalhar para que o nosso povo tenha uma chance, para que a gente seja uma nação de verdade, com a potencialidade que o nosso povo tem. Essa é a nossa luta, a nossa briga”
No sábado, o grupo ainda percorreu regiões como Cachoeirinha, Bairro do Limão, Jd. Vista Alegre, Peri Alto, Jd. Paulistano, Terezinha, Guarani, Carumbé, Damasceno, Morro Grande e adjacências.
“Se o Ciro ‘mama em onça’, a gente ‘penteia o leão (risos)’”, brinca Livramento, que chegou a conhecer Leonel Brizola (1922-2004), fundador do PDT, e foi candidato a vereador da capital paulistana nas eleições de 2020.