Moraes levanta sigilo de inquérito contra empresários – Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes levantou nesta segunda-feira (29) o sigilo da decisão, proferida por ele na última semana, que autorizou buscas e apreensões contra empresários bolsonaristas que defenderam um golpe de Estado em conversas privadas.
Na decisão, Moraes escreveu que não há dúvidas da possibilidade de “atentados contra a democracia e o Estado de Direito” na conduta dos empresários.
Após atacar imprensa na Band, Bolsonaro não deve mais ir a debates
O conteúdo das mensagens, revelado pelo site “Metrópoles”, revelou que os empresários debatiam a possibilidade de um golpe caso o presidente Jair Bolsonaro perca a eleição.
As mensagens reveladas pelo jornal embasaram a operação da semana passada.
“Não há dúvidas de que as condutas dos investigados indicam possibilidade de atentados contra a Democracia e o Estado de Direito, utilizando-se do modus operandi de esquemas de divulgação em massa nas redes sociais, com o intuito de lesar ou expor a perigo de lesão a independência do Poder Judiciário, o Estado de Direito e a Democracia”, escreveu Moraes.
O ministro afirmou ainda que fatos apurados em dois inquéritos, dos quais ele também é relator, tornam imprescindíveis investigações sobre os empresários.
Leia a reportagem completa da TV Globo (G1) clicando aqui.
Ciro lidera menções positivas em debate
O instituto Quaest fez um levantamento nas redes sociais durante o primeiro debate presidencial, ocorrido na noite deste domingo (28), e que aponta para Ciro Gomes (PDT) como o candidato com maior porcentagem de referências positivas.
O ex-ministro teve 51% de menções positivas e 49% de menções negativas.
BRI Análise
Confira a opinião do diretor de redação do BRI, Thiago Manga, sobre o primeiro debate presidencial das eleições de 2022: