Categorias
Mundo

Morre criador de Dragon Ball; saiba quem foi Akira Toriyama

Morre criador de Dragon Ball – O artista japonês Akira Toriyama, criador da mundialmente famosa franquia “Dragon Ball“, faleceu no dia 1º de março aos 68 anos, vítima de um hematoma subdural. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (8) por estúdios ligados ao artista.

Um comunicado publicado no site oficial de “Dragon Ball” informa que Toriyama faleceu em sua casa, cercado por familiares. O funeral foi realizado em cerimônia privada, restrita à família.

LEIA: Governo vai lançar programa que inclui mulheres no mercado de trabalho

“Lamentamos profundamente que ele ainda tivesse vários projetos em andamento com grande entusiasmo. Além disso, ele teria muito mais a realizar”, diz a nota.

“Ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo.”

Carreira de sucesso

Nascido em 1955, Toriyama desde cedo se interessou por mangás. Em entrevista, ele já mencionou que seus colegas de escola foram os primeiros leitores de suas histórias.

Seu primeiro mangá profissional foi lançado no final da década de 1970, após ser descoberto por uma das principais editoras do ramo no Japão.

“Dr. Slump”, lançado na década de 1980, foi seu primeiro sucesso global, contando a história de uma jovem androide com superpoderes.

Impacto de “Dragon Ball”

Em 1984, “Dragon Ball” estreou na revista Weekly Shonen Jump, narrando a jornada de Son Goku, um garoto com rabo de macaco em busca das esferas do dragão.

A série se tornou um fenômeno global, com a sequência “Dragon Ball Z” sendo transmitida em mais de 80 países, inclusive no Brasil. Em 2001, “Dragon Ball Z” se tornou a atração mais assistida do canal Cartoon Network nos Estados Unidos.

O sucesso de “Dragon Ball” gerou uma legião de fãs de mangás em todo o mundo, inspirando mais de 20 filmes e 50 videogames baseados nos personagens criados por Toriyama.

“Ainda me pergunto por que a história ficou tão popular”, disse o criador em entrevista à revista Shounen Weekly em 2018. “Realmente não faz sentido para mim.”

Legado
Akira Toriyama deixa um legado inigualável no mundo dos mangás e animes. “Dragon Ball” se consolidou como uma das franquias mais populares e influentes de todos os tempos, inspirando gerações de artistas e fãs.

(Com informações do G1)
(Foto: Montagem/Reprodução)

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile