MPF abre inquérito contra governo Bolsonaro – O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil para que o Poder Executivo adote medidas de prevenção sobre o desfile cívico-militar de 7 de setembro.
A intenção é que o ato institucional não seja confundido com atos de natureza político-partidária.
AO VIVO: No 7/9, BRI entrevista Aldo Rebelo, ex-ministro da Defesa, às 13h
Em ofícios enviados ao Ministério da Defesa e à Secretária de Comunicação da Presidência (Secom) na noite desta terça-feira (06), o órgão solicita que Poder Executivo adote medidas de prevenção para garantir “a integridade de militares que atuarão no evento e a ida de servidores civis de forma livre, sem coação”.
“As medidas foram motivadas diante das manifestações político-partidárias agendadas para o mesmo dia, horário e local do desfile cívico-militar que acontecerá dia 7 na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Nesse contexto, foram distribuídos convites a servidores civis lotados nos ministérios para que comparecessem ao evento”, diz o MPF, em nota.
Segundo o MPF, dois aspectos precisam ser considerados de forma preventiva para garantir que o ato oficial não se confunda com campanha para a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).
O primeiro é o papel das Forças Armadas designado pela Constituição, que deve garantir a “integridade da participação dos militares no importante desfile cívico-militar em comemoração ao bicentenário do Brasil” sem que o ato oficial se confunda com ato de natureza político partidária.
O segundo ponto levantado pelo MPF é em relação à participação dos servidores civis e a liberdade de expressão em conjunto com a vedação de assédio eleitoral.
“Nesse sentido, deve ser garantida, de forma preventiva, que a participação dos servidores civis seja espontânea e voluntária, bem como, mais uma vez, que sejam asseguradas medidas de prevenção para que o ato oficial não se confunda com ato de natureza político partidária”, reforça.
(Com informações de Carla Araújo em UOL)
(Foto: Reprodução)
No 7/9, BRI entrevista Aldo Rebelo, ex-ministro da Defesa
O portal Brasil Independente entrevista neste 7 de Setembro, Dia da Independência, um dos maiores nacionalistas da política brasileira.
Às 13h, o diretor de redação do BRI, Thiago Manga, conversa com o ex-presidente da Câmara dos Deputados, ex-ministro da Defesa e candidato ao Senado pelo PDT de São Paulo, Aldo Rebelo, ao vivo.
Assista às 13h, ao vivo, no canal do BRI no Youtube. (Se inscreva no canal e acompanhe a entrevista clicando aqui)
BRI Análise
Há muita apreensão no 7 de setembro sobre a possibilidade de Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores tentarem dar um Golpe de Estado no Brasil.
Confira o BRI Análise com Thiago Manga, diretor de redação do BRI: