Categorias
Política

Antonio Neto vai propor na OIT convenção para proteger trabalhadores de APP

Antonio Neto vai propor na OIT convenção para proteger trabalhadores de APP – O presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros, Antonio Neto, elaborou um projeto que visa criar uma convenção internacional para garantir os direitos de trabalhadores de aplicativos como Uber, 99 e Ifood. A proposta será apresentada durante a reunião anual da Organização Internacional do Trabalho, em Genebra, na Suíça, e inclui tanto motoristas e entregadores, quanto os funcionários da área de tecnologia.

Neto também é presidente do Sindicato dos Profissionais em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo e vai debater o assunto com o diretor-geral da OIT, Guy Ryder, além de representantes de entidades de outros países. Segundo o sindicalista, estima-se que há cerca de 1,5 milhão de brasileiros que trabalham com esses aplicativos, sem qualquer tipo de proteção.

Esse vácuo na legislação criou diversos problemas como jornadas de trabalho de até 18 horas diárias e 7 dias por semana, pois não há descanso remunerado, nenhuma garantia de renda, nem proteção previdenciária. Tudo isso para receber, em média, cerca de 10 centavos de dólar por hora, revela Neto.

A ideia do líder sindical foi inspirada nas garantias criadas para os trabalhadores marítimos, que também têm seus direitos assegurados por um tratado internacional. “Sem isso estaremos nos calando diante da exploração do trabalho”, disse.

A OIT alertou que, em 2010, o lucro dessas empresas já ultrapassava os 52 milhões de dólares e se multiplicou por 5 até 2019. Enquanto isso, ainda em 2010, mais da metade de seus trabalhadores recebiam menos de 2 dólares por dia. No ano passado, a entidade pressionou para que governos garantam que esses profissionais tenham acesso à negociação coletiva.

Leia também: Bate-bola com Ciro e Neto na periferia de SP – Ciro Gomes, pré-candidato a presidente pelo PDT, esteve ao lado de Antonio Neto, presidente do partido na capital paulista e Elvis Cezar, o pré-candidato do partido ao governo de São Paulo acompanhando uma partida do tradicional futebol de várzea da periferia paulistana.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile