Neymar se defende em julgamento – Processado por corrupção em Barcelona a apenas um mês do início da Copa do Mundo do Catar, o jogador Neymar prestou depoimento em um tribunal sobre as supostas irregularidades na polêmica transferência do Santos para o Barcelona em 2013.
Geddel faz ofensas sexistas contra psolista: “Vai dar meia hora de c…”
No primeiro dia do processo, nesta segunda-feira (17), o atleta não fez nenhuma declaração.
Mas nesta terça-feira (18), o jogador afirmou em julgamento que assinava os documentos que seu pai pedia.
“Meu pai sempre cuidou das negociações de contrato. Eu assino o que ele pede”, se defendeu.
Neymar é acusado de corrupção pelo Ministério Público, que pede dois anos de prisão para o jogador, além do pagamento de multa de 10 milhões de euros (cerca de R$ 51,8 milhões).
Neymar afirmou que não lembra se participou nas negociações com o Barça em 2011.
Este é um dos pontos centrais do caso, que pretende determinar se o grupo DIS, fundo de investimentos que na época tinha parte dos direitos econômicos do atleta, foi vítima de fraude durante a operação.
Previsto a princípio para uma data posterior, o depoimento do camisa 10 da seleção brasileira na Audiência de Barcelona foi antecipado a pedido de seus advogados, que alegaram que o atacante deve jogar por seu clube, o Paris Saint-Germain, pelo campeonato francês na sexta-feira, e pela Liga dos Campeões na próxima terça-feira.
Valor oculto
Acusado de corrupção empresarial, o MP espanhol pede pena de dois anos de prisão e o pagamento de multa de 10 milhões de euros para Neymar.
Seus pais, os ex-presidentes do Barcelona Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu e o ex-presidente do Santos Odílio Rodrigues Filho também são processados, assim como três pessoas jurídicas: FC Barcelona, Santos FC e a empresa fundada pelos pais do jogador para administrar sua carreira.
Todos são acusados pelo fundo de investimentos DIS, que possuía parte dos direitos econômicos de Neymar quando ele era uma jovem promessa, pela suposta ocultação do valor real de sua transferência para o Barça em Barça em 2013.
O FC Barcelona anunciou em um primeiro momento que a contratação de Neymar custou 57,1 milhões de euros (40 milhões para a família e 17,1 para o Santos), mas a justiça espanhola calculou que a operação custou ao menos EUR 83 milhões.
Para o DIS (fundo de investimento esportivo que pertencia ao grupo brasileiro de supermercados Sonda), o Barça, Neymar e mais tarde o Santos se aliaram para ocultar o valor real da operação por meio de outros contratos dos quais ficou de fora.
(Com informações de jornal Extra)
(Foto: Reprodução)