Categorias
Opinião

Opinião: “Os impactos do ‘novo’ Enem para as próximas gerações”

Em momentos anteriores a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), as afirmações do presidente da república acerca da prova geraram grande desconforto, curiosidade e ansiedade por parte da sociedade civil e sobretudo gerou efeitos sobre os estudantes, que, em sua grande maioria, possuem no exame uma única esperança de ingressar no ensino superior e posteriormente no mercado de trabalho.

Com ar ditatorial e repressivo, a maior autoridade da república, pouco preocupado com a tensão e pressão que geraria nos estudantes que pleiteiam vagas em instituições de ensino, tendo em vista que qualquer alteração no modo de aplicação neste tipo de exame prejudica a estratégia construída pelos estudantes para realizar uma boa prova e alcançar uma maior pontuação, afirma que o exame teria ‘a cara do governo’.

Entretanto, quais seriam as modificações? O que mudaria na prova? Como ficaria a relação das disciplinas? Haveria mudanças no critério de pontuação? Imagine comigo como ficou a cabeça dos estudantes que foram pegos de surpresa com esta frase politicamente infeliz, inclusive, que se preparam ao longo do Ensino Médio para tal exame, sem contar o negativo peso político e ditatorial que tal frase carrega.

De fato, aplicado o exame, houve modificações visíveis no conteúdo programático. Alguns pontos chamaram muito a atenção, o primeiro e o mais importante, o tema de redação abordado acerca das dificuldades que se encontram em se realizar o registro civil no Brasil, cujo tema não é sequer abordado nas grades curriculares de ensino médio, eu mesma, a autora que vos fala, somente comecei a ter abordagens sobre o assunto nos bancos acadêmicos no terceiro semestre na faculdade de Direito.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Renan Bolsonaro pode ser alvo em inquérito das milícias digitais
LEIA: Um dia após acordo com Rússia, helicóptero indiano cai com autoridades militares
LEIA: 64% dos brasileiros rejeitam voto em Bolsonaro, diz pesquisa
LEIA: Rodrigo Constantino exalta Bolsonaro na Time e acaba ‘jantado’

É minimamente cruel abordar este assunto com estudantes de ensino médio que sequer possuem bagagem acadêmica e cultural para dissertar acerca do tema, o que só comprova que este governo nunca esteve e nunca estará do lado dos estudantes, sobretudo os de baixa renda. Em uma tentativa onírica de se separar de contextos políticos ou ideológicos, que na verdade são reflexões críticas no que se refere a ‘baderna’ que o governo em questão realiza com políticas públicas sérias, são imputados a alunos do ensino médio temas os quais os mesmos, regularmente, não teriam condições de dissertar sobre. É uma vergonha!

Alguns outros pontos que merecem destaque apontados pelos examinandos foram o desequilíbrio no nível de dificuldade das questões, alternando entre questões de facílima resolução e de grau elevadíssimo de dificuldade, o que, com o método de cálculo deste tipo de exame, desequilibra muito a nota, gerando mais adversidades para se alcançar uma boa nota. Deve-se destacar a resistência dos servidores públicos do INEP, que procurou adicionar questões repudiando e ironizando o comportamento do presidente da república, especialmente a questão que contém a canção ‘Admirável Gado Novo’.

Segundo o site especializado em educação, Brasil Escola, entre os 3,1 milhões de inscritos na edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de 2,1 milhões compareceram aos dois dias de provas. É o menor número de participantes desde que o Enem foi reformulado, em 2009. Declarações incabidas como a do presidente da república e a evasão escolar onde jovens abandonaram os estudos para complementar a renda familiar de suas famílias certamente são causas certas que contribuem para este tipo de dado.

Por hora, fica a lição, o ENEM é nada mais nada menos que uma política pública de acesso a educação e deve ser respeitada como tal, não sofrendo qualquer intervenção política e que deve respeitar princípios de lisura e de impessoalidade. Vamos cobrar e desejo toda a sorte a estes corajosos examinandos que com as condições de pressão, temperatura e caos gerados pelo governo federal realizaram o exame. São o futuro do Brasil, literalmente!

Por Andressa Veiga no portal Raiz Trabalhista.

Caso tenha gostado da leitura, não se esqueça de me acompanhar nas redes sociais, no Instagram, estou como @andressavdemello e no Facebook, acompanhe pela fanpage ‘Andressa Veiga’.

Foto: Divulgação

RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA

Telegram: AQUI
Whatsapp: AQUI

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Vice-presidente da Câmara se desfilia do PL por conta de Bolsonaro
LEIA: Deputado do PL gravado pela PF: ‘Valdemar cumpriu, me deu 9 milhões’
LEIA: Exclusivo: Lula busca ‘Meirelles 2.0’ para comandar economia; veja quem é
LEIA: Saúde de Bolsonaro preocupa assessores no Palácio do Planalto

Antonio Neto: “Reforma trabalhista foi tragédia anunciada”

“As alterações em mais de cem itens da Consolidação das Leis Trabalhistas, a CLT, foram um ataque sem precedentes aos trabalhadores brasileiros.

Quatro anos após a aprovação da nefasta proposta, o Supremo Tribunal Federal segue julgando suas inúmeras inconstitucionalidades. Duas das alterações mais cruéis já foram derrubadas pelo STF: a permissão para a mulher grávida trabalhar em local insalubre e os empecilhos para o acesso à Justiça gratuita.

O Supremo ainda se manifestará sobre temas importantes, como o teto indenizatório em ações trabalhistas, o trabalho intermitente, o tal acordado sobre legislado e o fim da ultratividade, entre outros temas.”

Leia a matéria completa aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Ciro Gomes: ‘Lucro da Petrobras foi maior que 4 bancos juntos’
LEIA: Moraes abre inquérito contra Bolsonaro por relacionar vacina à Aids
LEIA: Marina Silva rejeita Lula e Bolsonaro: “Não são alternativas”
LEIA: PF faz operação contra fraudes no Enem; R$ 130 milhões sob suspeita

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile