Categorias
Opinião

Opinião: Plebiscito e Privatização

(1999-2003) – 50ª Legislatura da ALRS, governo de Olívio Dutra, é nesse contexto que tramitou a PEC 94/1998 e aprovou por unanimidade a EC 31/2002 que condiciona plebiscito popular para a privatização da CORSAN. No quadriênio anterior Brito havia privatizado a caixa econômica estadual e em função do impacto que teve na vida dos gaúchos, moções de várias câmaras de vereadores motivaram a instalação da PEC 94/1998.

Naquele momento talvez a opinião pública estivesse mais sensível ao tema, pois no quadriênio anterior FHC privatizou a Vale, e a quitação foi feita com os lucros obtidos após 10 meses da transação. Constaram na lista dos deputados que votaram favoráveis à PEC 94/1998 Sartori, Lara, Otomar Vivian, Frederico Antunes, Cherini, Vilson Covatti (marido da Silvana Covatti), só para ficar entre os que estão mais diretamente ligados à política gaúcha nesse 2021 híper pandêmico.

O Sistema de Saúde do RS encontra-se há três semanas colapsado, 6552 gaúchos morreram neste mês, cerca de três vezes mais que nos últimos três meses. Porto Alegre saiu no New York Times como coração do colapso no Brasil. É nesse contexto que o governo Leite propõe na ALRS em regime de urgência a retirada da exigência constitucional de plebiscito para privatizar a CORSAN, sob o protesto de evitar a burocracia. Chamar o povo para decidir o patrimônio que veio do seu bolso é burocracia?

É um momento completamente inapropriado para essa pauta. O debate e a articulação encontram-se limitados pelas bandeiras pretas, galerias vazias, sem tempo nem espaço para contrapontos. Em campanha, o governador defendeu CORSAN e Banrisul públicos, e em live organizada pelo escritório Souto Correa em 26/03/2021 Procurador Geral do Estado e Presidente da CORSAN evidenciaram um planejamento estratégico desde o início do governo para materializar o processo de privatização.

O enquadramento é estelionato eleitoral. Quanto aos deputados de 2021, especialmente os pares e vinculados à 50ª Legislatura, questiono a coerência com o voto democrático de 2002.

Por Luciano Zini, Mestre e Doutorando em Engenharia Química na UFRGS, especialista em Saúde, engenheiro químico da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, Direção Executiva da JSRS e Secretário-Geral do Ecotrabalhismo de Porto Alegre (RS)

Plebiscito Privatização

Este texto é opinativo e não reflete, necessariamente, a opinião do site Brasil Independente.

Futebol com rosto de Bolsonaro como bola não justifica inquérito, diz MP

O procurador Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, da Procuradoria da República no Distrito Federal, arquivou na última sexta-feira (16/4) inquérito policial aberto contra a produtora Gorila Company pela produção de um vídeo em que um molde da cabeça do presidente Jair Bolsonaro é usado como bola de futebol. Leia a matéria completa aqui.

Boulos vai a jantar com presidente de partido ligado à Universal

Pré-candidato ao governo de São Paulo em 2022, o líder sem-teto Guilherme Boulos (PSOL) jantou na noite da última sexta-feira com o deputado federal Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos, partido ligado à Igreja Universal. A conversa serviu para Boulos tentar romper resistências ao seu nome entre os evangélicos. Leia a matéria completa aqui.

Opinião: A Superliga Neoliberal da Europa

O mundo do futebol ficou em polvorosa com o anúncio da criação de uma Superliga envolvendo 12 entre os maiores clubes do planeta, que aguardam a adesão de outros três para iniciarem o torneio de maior rentabilidade financeira do planeta, na palavra dos envolvidos. Leia a matéria completa aqui.

Guedes, Pazuello e Ernesto Araújo terão que depor na CPI da Covid-19

Senadores já têm um plano de trabalho preliminar para o andamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. O documento inclui a convocação de ministros e ex-ministros, incluindo o general Eduardo Pazuello, ex-chefe da pasta da Saúde, e o ex-chanceler Ernesto Araújo, além de especialistas como o biólogo Atila Iamarino – que se tornou uma das vozes em defesa das medidas científicas de contenção da pandemia no Brasil. Leia a matéria completa aqui.

Bolsonaro e Lula são dois extremos e PT deveria abrir mão da cabeça de chapa, diz líderança do PDT

Membro da Executiva Nacional do PDT e presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros, Antonio Neto acredita que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e Lula (PT) são dois polos que se alimentam e precisam um do outro. Para ele, chegou o momento do PT aceitar o ocupar a vice-presidência, embora essa situação seja “quase impossível porque a vaidade não lhe permite isso”. Leia a matéria completa aqui.

Ciro sobre 2022: “Probabilidade de Bolsonaro estar no 2º turno é quase nenhuma”

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) disse em entrevista para o jornal A Tarde que a chance do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegar ao 2º turno nas eleições presidenciais em 2022 é quase nula. Leia a matéria completa aqui.

Rachel Sheherazade processa SBT e acusa Silvio Santos de assédio e censura

Demitida em agosto de 2020, Rachel Sheherazade pede na Justiça uma indenização do SBT no valor de R$ 20 milhões. O Notícias da TV teve acesso ao processo de 522 páginas, no qual ela afirma que nunca recebeu nenhum direito trabalhista, como férias remuneradas e 13º salário, além de acusar Silvio Santos de assédio moral e humilhação em rede nacional e alegar que foi vítima de censura e boicote por parte da chefia de Jornalismo da emissora. Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile