Categorias
Política

Oposição apresenta pedido para ‘CPI do Salles’ na Câmara dos Deputados

A oposição na Câmara dos Deputados apresentou, nesta quarta-feira (28), o pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de omissões e crimes cometidos pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. O documento é assinado por membros de sete partidos — PDT, PSB, Psol, PT, PCdoB, Rede e PV — e pelos líderes da oposição na Casa e no Congresso.

Caso venha a ser instaurada, a CPI terá cinco frentes de investigação: a denúncia de que Salles teria atuado em favor de madeireiras ilegais após apreensão histórica no Norte do país; o desmonte da fiscalização e omissão diante do desmatamento na Amazônia; conluio com garimpeiros ilegais que teria levado à suspensão da fiscalização; o uso de voo da Força Área Brasileira (FAB) para levar garimpeiros ilegais do Pará para reunião com o ministro em Brasília; e a omissão diante dos incêndios no Pantanal e do “dia do fogo”.

Para ser aberta a CPI na Câmara é necessária a assinatura de ao menos 171 deputados, isto é, um terço da Casa. A oposição já tem130 assinaturas, mas está reunindo esforços para trazer deputados do centro ao seu lado. Os partidos visados para isso são Cidadania, MDB, DEM e PSDB. A coleta de assinaturas começou nesta tarde, após o requerimento ser protocolado.

De acordo com o deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ), líder da Minoria na Câmara, a bancada do Cidadania já se comprometeu a aderir ao requerimento. O partido ocupa seis cadeiras na Casa. Após a coleta das assinaturas, o pedido de abertura da CPI será submetido à aprovação do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

— Se o presidente alegar que existem outros pedidos de CPI, ele terá que instaurar cinco CPIs, que é o limite permitido. Hoje, não temos nenhuma outra comissão parlamentar de inquérito instaurada na Câmara. Caso contrário, vamos entrar na Justiça, da mesma forma como aconteceu no Senado — afirmou Freixo, fazendo menção à CPI da Covid, aberta após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: O Globo

Ex-bolsonarista, Nando Moura queima livros e ‘mata’ Olavo de Carvalho

“O Olavo de Carvalho está morto e sua obra morreu com ele também. Eu vou queimar toda esta merda (livros de Olavo) porque eu não quero este lixo na minha casa”, inicia o youtuber conservador e ex-bolsonarista Nando  Moura em um vídeo bombástico postado em seu canal nesta terça-feira (27), entitulado “Olavo de Carvalho está MORTO” e no qual o influencer evangélico queima livros da ‘obra’ do astrólogo.

Leia a matéria completa aqui.

Histórico: TRT diz que motorista de UBER tem direitos trabalhistas

Por votação unânime, a 11ª Câmara – 6ª Turma, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT), acatando voto do Desembargador Relator, João Batista Martins Cesar, reconheceu o vínculo empregatício entre um motorista de Campinas e a Uber, reconhecendo que o trabalhador tem direitos trabalhistas.

Leia a matéria completa aqui.

TRF-4 revoga prisão de Eduardo Cunha

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) revogou nesta quarta-feira (28) a prisão do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Com a decisão, ele poderá deixar de usar tornozeleira eletrônica, mas seu passaporte seguirá retido.

Leia a matéria completa aqui.

Vídeo: Ciro Gomes comenta críticas de Marina Silva à João Santana

Ciro Gomes (PDT) comentou as críticas feitas por Marina Silva (Rede) a João Santana após a contratação do marqueteiro para liderar a comunicação do PDT, em entrevista ao jornalista Glenn Greenwald, na noite desta terça-feira (27), na Carta Capital.

Leia a matéria completa aqui.

Assista 3º filmete de Ciro: ‘impostos injustos’ e desigualdade

Na manhã desta quarta-feira (28), Ciro Gomes divulgou o terceiro vídeo da série de filmetes e nele, o presidenciável denuncia o o sistema de impostos e a desigualdade gerada pela concentração de renda no Brasil, uma das maiores do mundo. A campanha foi lançada pelo PDT e sob comando do recém-contratado jornalista e marqueteiro João Santana.

Leia a matéria completa aqui.

Paulo Guedes vive ‘dia de cão’ e já se fala em demissão

Ciro Gomes: “Assinei 3 pedidos de impeachment, o Lula não assinou nenhum”

Ciro Gomes (PDT) voltou a fazer críticas ao ex-presidente Lula (PT) em entrevista ao jornalista Glenn Greenwald, na noite desta terça-feira (27), e lembrou que Lula não assinou nenhum pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro (sem partido), enquanto o pedetista assinou três peças acusatórias.

Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile