Orlando Silva defende Ciro Gomes – O ex-ministro Orlando Silva (PCdoB) foi às redes sociais nesta sexta-feira (12) e fez um gesto político a Ciro Gomes (PDT), que foi alvo de diversos ataques nas últimas semanas, especialmente de integrantes do PT.
“A política brasileira virou um deserto de ideias. Agradeço @cirogomes por oferecer grande contribuição ao debate acerca da reconstrução do Brasil”, elogiou o candidato à prefeitura de São Paulo nas últimas eleições, no fim do ano passado.
Na foto publicada está o livro de Ciro Gomes, lançado em 2020, intitulado “Projeto Nacional: o dever da esperança”, onde o pedetista aponta caminhos para o Brasil recuperar o desenvolvimento econômico e social.
O comunista ainda criticou o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, por fazer “apologia a ignorância” e ter dito “não ler livros”.
“Quem quer construir uma saída desse labirinto que entramos, precisa ler”, finalizou Silva, em referência à crise política, econômica e social que o país enfrenta.
Relembre uma das polêmicas envolvendo Ciro e petistas abaixo:
– Nesta segunda-feira, 1, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), voltou a colocar o vice-presidente Nacional do PDT, Ciro Gomes, no espectro da direita. A declaração gerou diversas reações de diferentes partidos do campo da esquerda e Haddad foi amplamente criticado.
“A direita tem o Ciro, Moro, Mandetta, Huck, Dória, qual é o problema? Isso tudo tem um ano e meio para se discutir. Não faz sentido inibir uma pessoa de se apresentar e conversar com a sociedade”, disse na Rádio BandNews Manaus.
Ciro de direita? Deputada do PSOL critica Haddad
A deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP) comentou sobre a postura do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e de sua afirmação de que o vice-presidente Nacional do PDT, Ciro Gomes, faz parte da direita com o apresentador Luciano Huck e o ex-juiz Sérgio Moro.
A parlamentar psolista disse que “unidade nenhuma começa com veto” e citou uma “agenda em comum” do PSOL com Ciro Gomes.
Orlando Silva defende Ciro Gomes e ironiza
Ex-ministro dos Esportes do governo Dilma Rousseff (PT) e ex-candidato á prefeito de São Paulo, Orlando Silva (PCdoB) tratou a declaração de Haddad com deboche, sugerindo de que só seria possível se tratar de uma notícia falsa. “Um quadro da estatura política e intelectual de Haddad nunca falaria uma sandice dessas”, ironizou o político.
Lupi rebate Haddad e sai em defesa de Ciro
O presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi, respondeu a declaração feita pelo ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), de que a “direita tem Ciro como candidato”. De acordo com o líder pedetista, o ex-governador do Ceará tem um projeto de pais consolidado que classificou como “profundamente nacionalista” e em defesa dos trabalhadores.
Além do rebate, Lupi ironizou Haddad ao questionar se ser de esquerda é “dar mais dinheiro aos bancos que FHC”.
O presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e do PDT na capital paulistana, Antônio Neto, também criticou a insinuação de Fernando Haddad (PT). Neto postou um vídeo listando frases de Haddad no passado, que seriam ‘acenos’ á direita, e disparou: “Respeite quem tem luz própria!”.
Ciro Gomes de direita? Ciro rebate e chama Haddad de ‘boneco’
Ciro Gomes também não deixou barato e debochou de Haddad nas redes, o chamando de ‘boneco’, sugerindo que o petista é comandado por Lula. “Esqueçamos o boneco, o problema é o ventríloquo!”, ironizou o pedetista. A frase rapidamente virou meme na internet.
Veja mais notícias dobre a política nacional no Brasil Independente.