Paulistão tem sua primeira rodada – O Campeonato Paulista Série A1 começou neste fim de semana, com cinco jogos no sábado (14) e três no domingo (15). A primeira rodada do estadual mais antigo e importante do país foi positiva para os visitantes, que venceram três das oito partidas – as outras cinco tiveram três vitórias de mandantes e dois empates sem gols.
Entre os quatro grandes do estado, todos tiveram dificuldades em seus jogos, ora pela famigerada falta de ritmo de seus jogadores no início da temporada – que foi nítida – ora pelo bom nível das equipes do interior. Apenas o Santos se saiu vencedor, enquanto Palmeiras e São Paulo amargaram empates sem gols em seus domínios, e o Corinthians foi derrotado pelo Red Bull Bragantino.
Santos
A equipe do litoral, em noite de homenagens e estreia do novo uniforme dedicado ao Rei Pelé, falecido em dezembro último, com gol no fim da partida bateu de virada a boa equipe do Mirassol por 2×1, na Vila Belmiro. O Santos não jogou bem, e viu o “Terror do Interior” sair na frente com Danielzinho, e Marcos Leonardo, após pênalti marcado pelo VAR, igualou para o Santos, evitando uma derrota melancólica no primeiro tempo.
Na etapa final, Lucas Braga, que entrou aos 42 do segundo tempo, mostrou oportunismo e, após cruzamento de Soteldo, definiu a vitória e a conquista dos três pontos no Grupo A, que ainda conta com Bragantino, Inter de Limeira e Botafogo de Ribeirão Preto. O próximo jogo do Santos será na quarta (18), contra o Guarani, fora de casa, às 21h35 (de Brasília). Já o Mirassol retorna a campo um dia antes, às 19h30 contra a Inter de Limeira.
Homenagens a Pelé
Minutos antes do início da partida, todas as luzes da Vila Belmiro foram apagadas. Os torcedores presentes acenderam a lanterna de seus celulares, enquanto no gramado era exibido uma homenagem com uma coroa, além da assinatura e da comemoração característica do Rei. Na sequência, Edu, Clodoaldo, Lima e Manoel Maria, ex-companheiros de Pelé no Santos, levaram uma coroa até um trono posicionado no centro de campo. A partida ainda teve uma pausa aos 10 minutos para uma salva de Palmas ao ídolo santista e brasileiro.
Os dois times fizeram homenagens na camisa. Os números originais dos santistas foram complementados com uma operação matemática para o cálculo resultar em dez — apenas Soteldo, que veste a camisa que foi eternizada pelo Rei, não teve o número alterado. Já os jogadores do Mirassol tiveram ‘Pelé’ gravados na parte de trás do uniforme.
Palmeiras
Escalado com sua força máxima por Abel Ferreira – e escalando a jovem revelação Endrick como titular – o Palmeiras empatou em 0x0 com o São Bento no Allianz Parque, na noite de sábado (14). Os campeões do último Paulistão tiveram dois gols anulados por impedimento, o primeiro de Jailson e o segundo de Dudu.
Taticamente, a equipe Palestrina não teve grandes mudanças em relação aos últimos anos. O único que teve de ser realocado foi Rony, que passou a atuar na ponta com a entrada de Endrick na referência do ataque. Apesar de ter o controle da partida, o Verdão foi discreto e não conseguiu ser incisivo como de costume, levando perigo em bolas aéreas ou em raros chutes de fora da área. Recuperados de lesão, Jailson que teve um gol de cabeça anulado e Raphael Veiga voltaram a atuar, mas ainda está claro a falta de ajuste mais fino entre eles e Zé Rafael, para evitar que o trio de ataque fique isolado como na maior parte do tempo desta partida. Dudu foi o melhor jogador da partida, tendo um gol polemicamente anulado pelo VAR, em lance milimétrico, aos 38 minutos do segundo tempo, aproveitando cruzamento de Gabriel Menino.
Em entrevista coletiva após o jogo, pela primeira vez o treinador português tratou do assunto reforços e deixou clara a necessidade de contratações para compor a perdas do elenco: “Claro que precisamos correr atrás de reforços. Temos objetivos financeiros e esportivos. Como disse no ano passado, se tivéssemos saídas importantes, teríamos que ir atrás. Como saiu, tem de entrar, e qualidade custa dinheiro. Temos de ir atrás de reforços”, afirmou Abel Ferreira
O Palmeiras volta a campo na próxima quinta-feira, quando jogará pela segunda rodada, a partir das 21h30 (de Brasília) o Botafogo, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP). O São Bento voltará a campo bem antes. Nesta terça, às 15h30, recebe o Santo André, no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP).
São Paulo
Mesmo com elenco renovado e com a estreia de nomes como Wellington Rato, Rafael, Marcos Paulo e Pedrinho, o São Paulo estreou em 2023 da mesma forma que terminou 2022, quando jogava em casa: foi superior, tentou, arriscou, mas terminou a partida sem o resultado positivo. Em sua primeira partida pelo Campeonato Paulista, o Tricolor pressionou o Ituano em boa parte do jogo, mas saiu sem gols e vaiado pelos mais de 45 mil torcedores que encheram o Morumbi. O elenco de Rogério Ceni é o único clube do grupo B, que conta com Mirassol, Guarani e Agua Santa, sem derrotas neste início, então lidera a tabela do estadual até o momento.
A partida teve também uma homenagem para Pelé antes de seu início, e o pontapé inicial foi dado por Arthur Arantes do Nascimento, neto do Rei. Arthur foi recebido no CT da Barra Funda pelo presidente Julio Casares e pelo elenco tricolor, e também acompanhou o duelo deste domingo no estádio do Morumbi.
O “velho-novo” São Paulo, tentará se recuperar na segunda rodada quando visita a Ferroviaria, em Araraquara, quinta-feira (19), às 19h30. Enquanto a equipe do Ituano recebe a Portuguesa quarta-feira (20) às 20h30.
Corinthians
O “Time do Povo” foi até Bragança Paulista com nove desfalques e teve uma atuação pobre neste domingo, talvez a pior estreante entre os quatro grandes, sendo dominado e superado de forma justa pelo Red Bull Bragantino, no Abi Chedid. Mais organizado, o Massa Bruta levou perigo e testou Cássio – o melhor em campo pelo Timão – diversas vezes, persistência premiada na reta final do confronto através do gol do sempre confiável Artur.
O Corinthians sentiu muito a falta de seus principais jogadores, com dificuldades na criação e inofensivo no ataque, tendo o seu primeiro chute após 40 minutos de jogo, com Róger Guedes, foi presa fácil do Massa Bruta, que só não saiu com placar mais elástico devido a excelente partida do goleiro Cássio.
O resultado frustrou a estreia de Fernando Lázaro, que em seu primeiro jogo como técnico efetivo do Alvinegro paulista sofre também sua primeira derrota. Ela já tinha comando a equipe em outros 7 jogos como interino.
Apesar das críticas da torcida, o novo técnico tentou contemporizar: “É um resultado que não queríamos, trabalhamos para iniciar bem a competição e tivemos ajustes a fazer nessa parte final e essas ausências obviamente fazem falta, mas também estamos preparando o grupo, porque isso acontece ao longo das competições. É claro que no transcurso da temporada os atletas vão estar em melhor condição, claro, todos crescendo, então as ausências e a preparação de todas vai ser mais suave quando tiverem as ausências, que acontecem. Mas a falta desses atletas, nesse momento, pesou em termos de opção e de precisar buscar o resultado e aí ficar dependendo, colocamos o Wesley, que entrou muito bem, deu a dinâmica que esperávamos, mas aí um jogo desse peso para colocar vários jovens naquele momento também era uma coisa sútil para se fazer. A preocupação, nesse aspecto, não”, disse Fernando Lázaro em entrevista coletiva.
Lanterna do grupo D, composto por Ferroviária, Ituano e São Bento, o Corinthians recebe o Água Santa, na próxima quarta-feira, às 19h30, na Neo Química Arena.
Leia também: Como será a Copa do Mundo em 2026 com as novas regras da FIFA