Categorias
Política

Paulo ‘Galo’ incendiou Borba Gato; entregador confessa e é preso

Paulo ‘Galo’ incendiou Borba GatoUOL – O entregador de aplicativo Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como Galo, se apresentou voluntariamente hoje (28) à Polícia Civil de São Paulo para prestar depoimento. Ele afirma que foi um dos autores do incêndio à estátua do bandeirante Borba Gato, na zona sul da capital, no último sábado (24).

Ao chegar à sede do 11º Distrito Policial de Santo Amaro, também na zona sul, o rapaz disse que o objetivo era abrir um debate sobre o monumento a um “genocida e abusador de mulheres”, nas palavras dele. A Justiça decretou a prisão temporária de Lima e sua esposa pelo incêndio. Um mandado de busca e apreensão será cumprido no imóvel onde mora o casal.

“O ato foi para abrir um debate. Em nenhum momento, foi feito para machucar alguém ou querer causar pânico. Que as pessoas agora decidam se querem ter uma estátua de 13 metros de altura que homenageia um genocida e um abusador de mulheres”, disse Lima.

O advogado Jacob Filho afirmou ter sido pego de surpresa pelo mandado de prisão contra a esposa de Paulo. “O telefone utilizado pelo Paulo está em nome da esposa. É só por essa razão. Ela não tem ligação nenhuma [com o ato]”, avaliou.

OUTRAS NOTÍCIAS:

LEIA: Ao nomear Ciro Nogueira ministro, Bolsonaro colocou filho na CPI da Covid
LEIA: Paulo ‘Galo’ é suspeito de incendiar Borba Gato; entregador se apresenta
ASSISTA: Vídeo: Datena sugere aliança a Boulos e Ciro ao vivo; ‘PT atrapalha’
LEIA: Série sobre o PCC feita pelo UOL estreia 2ª temporada nesta terça
LEIA: Antonio Neto: “É hora de derrubar Bolsonaro, não estátuas”

A defesa alega que a mulher de Lima não estava presente no dia do incêndio e que o casal tem uma filha de 3 anos. Jacob Filho informou que deve pedir a conversão da prisão temporária da mulher em domiciliar, por causa da criança.

Um outro jovem compareceu na delegacia alegando também ter participado do ato. Contudo, não há mandado de prisão contra ele.

“Favelado nunca teve voz ativa. Mas a gente quer ir para um debate que já existe”, disse Danilo Silva de Oliveira, que também disse ter participado do ato e se apresentou para depor.

Lima, a mulher dele e Oliveira são ouvidos pela polícia. Os dois primeiros devem passar por exame de corpo delito ainda hoje.

OUTRAS NOTÍCIAS:

LEIA: Governo homenageia agricultores com homem armado; site vende foto idêntica
LEIA: Prefeito de SP sanciona lei que autoriza cidade a cobrar taxa extra de apps
LEIA: Freixo crava Ciro e Lula no 2º turno: “1ª vez que concordo com Bolsonaro”
LEIA: Dirigente do PDT faz pedido de casamento durante protesto no RJ e emociona
LEIA: PDT leva líderes trabalhistas à Av Paulista

Ação com lambe-lambes

A estátua em homenagem ao bandeirante Borba Gato, instalada na Praça Augusto Tortorelo de Araújo, no distrito de Santo Amaro, em São Paulo, foi incendiada na tarde de sábado. Não houve feridos. Um grupo intitulado Revolução Periférica assumiu a autoria do incêndio no mesmo dia. Lima diz que faz parte do grupo.

No Instagram, os membros compartilharam uma ação em que colaram lambe-lambes com a questão “Você sabe quem foi Borba Gato?” em postes da capital.

No fim de semana, um suspeito foi detido, mas liberado algumas horas depois.

OUTRAS NOTÍCIAS:

LEIA: Bolsonaro: “Se direita bater muito, vai ter que escolher entre Lula e Ciro”
LEIA: Bolsonaro se encontra com neta de ministro de Hitler, extremista alemã
LEIA: Opinião: ‘Matéria de El País sobre estátua de Borba Gato violenta nossa história’

ESPECIAL CONGRESSO CSB:

Ciro Gomes na CSB: “30 anos de neoliberalismo produziram esse Brasil trágico”O pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) disse nesta sexta-feira (23), ao abrir o 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que “30 anos de neoliberalismo produziram esse Brasil trágico”. O 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros conta com o apoio do Brasil Independente.

Leia a matéria completa aqui.

Vídeo: Eduardo Moreira dá ‘aula’ sobre neoliberalismo na CSB

Durante o painel ‘A revogação da destruição neoliberal’ do 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), o engenheiro e criador do movimento “Somos 70%” Eduardo Moreira deu uma verdadeira ‘aula’ sobre a ‘lógica neoliberal’.

Leia a matéria completa aqui.

Elias Jabbour na CSB: ‘Biden é resposta dos EUA ao desafio chinês’

O economista Elias Jabbour, professor de pós-graduação em ciências econômicas e relações internacionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), disse que a eleição de Joe Biden nos EUA é uma ‘resposta dos EUA ao desafio chinês’.

Leia a matéria completa aqui.

Nelson Marconi no Congresso da CSB: “Gerar emprego é o ponto principal”

Economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Nelson Marconi elegeu a geração de emprego como o ‘ponto principal’ de um processo de recuperação econômica do Brasil durante o 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que ocorre neste momento e está sendo transmitido ao vivo.

Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile