Carlos Lupi e Ciro Gomes, presidente e vice do *PDT, respectivamente, protocolaram na tarde desta segunda-feira (12) um novo pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro. O requerimento acusa o presidente de ameaçar o livre exercício dos poderes diante das ações que sucederam a decisão do ministro do STF, Roberto Barroso, pela abertura da CPI da Covid para apurar possíveis omissões do governo federal.
O pedido de impedimento foi encaminhado ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
O partido cita na sua tese o artigo 85 da Constituição e a lei que estabelece os crimes de responsabilidade. No caso da Constituição, diz que “são crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra: o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação”.
Como se sabe, Bolsonaro respondeu à decisão de Barroso acusando o ministro de “imprópria militância política”. Ontem, em áudio divulgado pelo senador Jorge Kajuru, o presidente afirmou que o Senado deveria incluir governadores e prefeitos no objeto da CPI, e que temia um “relatório sacana” contra o seu governo e a sua gestão durante a pandemia.
As informações são Ancelmo Gois em O Globo.
Ciro e Haddad debatem futuro pós-pandemia no Brazil Conference
Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) vão participar de um mesmo painel sobre o futuro pós-pandemia, que ocorrerá no Brazil Conference no próximo sábado (17) e contará com a presença de outros presidenciáveis, como João Doria (PSDB) e Luciano Huck – que teria desistido de concorrer nas eleições de 2022 e teria aceitado a proposta de renovação contratual com a TV Globo. Leia a matéria completa aqui.
Senador do PT se diz contrário à CPI para investigar Bolsonaro
O senador Jaques Wagner, do PT da Bahia, se manifestou contra a criação da *CPI da Covid*, cuja instalação foi determinada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF, para investigar possíveis crimes de Jair Bolsonaro no enfrentamento à pandemia de coronavírus. Veja a matéria completa aqui.
Vídeo: Bolsonaro sai sem máscara e é barrado em tenda de frango assado
Em uma de suas saídas pela periferia de Brasília, neste sábado (10), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi barrado em uma tenda que vende partes de frango assado.
Sem máscara e causando aglomeração, Bolsonaro pediu para entrar em uma tenda que vende o alimento na periferia de Brasília. Leia a matéria completa aqui.
Brasil terá a 14ª maior taxa de desemprego do mundo em 2021, diz FMI
O Brasil deverá registrar em 2021 a 14ª maior taxa de desemprego do mundo, após ter ficado em 2020 na 22ª colocação em ranking mundial dos países com os piores patamares de desocupação. É o que aponta levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating, a partir das novas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia global. Veja a matéria completa aqui.
Veja mais notícias no BRI.