PDT lança Elvis ao governo de SP – O PDT de São Paulo lançou nesta segunda-feira (4) o ex-prefeito Elvis Cezar, de Santana de Parnaíba, para disputar o governo do estado nas eleições do fim do ano.
O ato foi prestigiado pelo pré-candidato à presidência Ciro Gomes, presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, o presidente do PDT de São Paulo, Antonio Neto, além do recém-filiados Aldo Rebelo e deputado Cezar, pai de Elvis.
No evento para apresentar Elvis e recepcionar novos filiados do PDT, uma arena na cidade ficou lotada, com a presença de milhares de pessoas. Entre elas, lideranças, apoiadores e militantes trabalhistas.
O lançamento visa, além da questão local, fortalecer a candidatura de Ciro Gomes com um palanque sólido em São Paulo.
“(Elvis Cezar) não é uma aposta no escuro. É um Davi que se levanta contra um Golias da prepotência, do conchavo, dos acordos vergonhosos em que se transformou a política do Brasil. Achamos nosso Davi”, disse Ciro.
Haddad ‘reprovado’ e alianças ‘suspeitas’
“Haddad foi reprovado, foi rejeitado”, disse Ciro, lembrando que o petista teve 16,7% dos votos ao tentar a reeleição em 2016.
Ciro ainda criticou o acordo entre Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), que deve ser candidato a vice na chapa do petista.
“Esse acordo do Lula com Alckmin? O que é isso? […] Como é que se justifica isso? A não ser a goela sem fundo do senhor Lula, que quer tirar os adversários do caminho para empurrar goela abaixo do povo de São Paulo o senhor Fernando Haddad”, disse.
“Guilherme Boulos [PSOL] está junto com Alckmin e Lula. Isso é o que desmoraliza a política”, completou.
‘Melhor prefeito do Brasil’
Elvis Cezar, que se filiou ao PDT na quinta-feira (31), foi prefeito de Santana de Parnaíba entre 2014 e 2020 e foi vereador por dois mandatos antes disso.
Em 2019, deixou a prefeitura com aprovação recorde (quase 90%) e elegeu seu sucessor, o atual prefeito da cidade, Marcos Tonho, que também se filiou ao partido trabalhista.
Durante sua gestão, a cidade foi premiada em áreas como educação, saúde e segurança públicas.
Assim como Ciro Gomes fez no Ceará, Elvis recebeu também prêmios por reduzir a mortalidade infantil de forma significativa.
O pai de Elvis Cezar, o deputado estadual Cezar, também ingressou no PDT.
Em seu discurso, Cezar reclamou dos pedágios instalados na região devido a concessões de estradas pelo PSDB. “PSDB nunca mais”, disse a respeito do partido que acabou de deixar.
Elogios ao PDT e plano para São Paulo
Elvis falou sobre aumento da pobreza, da inflação e do aumento de impostos no estado.
“O PDT é um partido de vencedores. Nós não viemos para fazer número. Queremos ir ao segundo turno e ganhar o governo do estado. São Paulo está cada vez mais rico e a população cada vez mais pobre. Nós temos um plano”, afirmou o ex-prefeito de Santana de Parnaíba.
Elvis exaltou o feito de Santana de Parnaíba ser a cidade mais segura do estado e falou sobre os planos para enfrentar a crise de segurança em São Paulo.
“A primeira coisa que nós não podemos fazer é enganar as forças policiais, isso não pode acontecer. Propostas inverídicas, falaciosas, não podem mais ocorrer em São Paulo. Nós precisamos sim de um diagnóstico claro, de um planejamento estratégico e um plano de ação para que seja respeitada e reestruturada a Polícia Militar e Civil do estado de São Paulo”
Elvis elogiou o trabalho das guardas municipais no auxílio às polícias e mostrou humildade ao se autointitular um ‘estudante’ da área.
“(As guardas municipais) fazem um trabalho brilhante no estado de São Paulo, e olha que de Segurança Pública eu sou um estudante, porque Santana de Parnaíba é a cidade mais segura do estado de São Paulo, e tem mais faz mais 9 anos que aqui não temos um homicídio contra um jovem negro, de 16 a 28 anos.”
Contra a polarização
O pré-candidato do PDT ao Palácio dos Bandeirantes criticou a polarização na eleição nacional e não poupou nem Lula (PT), nem Bolsonaro (PL).
“Nós não aguentamos mais votar por exceção, queremos votar por convicção. (Bolsonaro) mostrou incompetência[…] Votamos em uma pessoa que não era competente para nos livrarmos da corja de ladrões.”
Aldo para o Senado?
O ex-ministro Aldo Rebelo, que também se filiou ao PDT, esteve no evento e foi convidado pelo presidente da sigla, Carlos Lupi, a concorrer ao Senado em São Paulo.
“Eu quero Aldo Rebelo candidato ao Senado”, disse Lupi. Ciro reforçou o convite.
“São Paulo tem sido vítima da desindustrialização que será enfrentada e corrigida por um governador que se volte para o desenvolvimento, para o crescimento da nossa economia e não para os rentistas da Faria Lima, que enterram São Paulo e enterram o Brasil”, discursou Rebelo.
(Com informações de Folha de S. Paulo)
Foto Capa: Thiago Manga/BRI