Personal e academia terão desconto no IR – A Comissão de Esporte aprovou, nesta quarta-feira (20), o projeto de lei PL 3.276/2021, de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que propõe a dedução no Imposto de Renda (IRPF) de despesas relacionadas a academias e instrutores de educação física.
A medida, que agora segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), visa incentivar a prática regular de atividades físicas entre os brasileiros.
Governo autoriza nomeação de 250 aprovados no concurso do INSS; saiba
O projeto estabelece que os contribuintes poderão deduzir do IRPF gastos com academias e profissionais de educação física, com um limite anual de R$ 3.561,50. A dedução é válida para despesas do próprio contribuinte e de seus dependentes, desde que comprovadas por nota fiscal.
Para equilibrar a arrecadação, o PL 3.276/2021 sugere que eventuais diferenças entre a arrecadação e a receita, decorrentes da dedução, sejam compensadas com recursos da Loteria Federal.
A inatividade física, segundo um estudo da Universidade Federal Fluminense (UFF), resultou em custos de R$ 300 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2019, apenas com internações.
(Fonte: Agência Senado)
(Foto: Reprodução)