Categorias
Economia

Prefeitura de SP cria app para concorrer com Uber e 99; confira detalhes

Prefeitura de SP cria app – A Prefeitura de São Paulo anunciou a criação do MobizapSP, um aplicativo de corrida público e municipal para motoristas autônomos, com o objetivo de competir com empresas como Uber e 99.

A novidade foi apresentada nesta quinta-feira (9) e tem a vantagem de destinar quase 90% da tarifa da corrida para os motoristas.

Receita libera programa para declaração do IR 2023; baixe aqui

Embora o aplicativo já esteja disponível para download nas lojas virtuais do Google e da Apple, ainda não é possível usar o serviço. 

Segundo a gestão municipal, será necessário esperar até que a plataforma tenha entre 10 mil e 12 mil motoristas cadastrados para entrar em funcionamento. 

Esta não é a primeira vez que a prefeitura de São Paulo lança um aplicativo próprio de transporte individual. Em 2018, o então prefeito João Doria lançou o SPTáxi, mas o aplicativo não teve a adesão esperada.  

Agora, a gestão de Ricardo Nunes (MDB) promete que o MobizapSP oferecerá uma remuneração mais atraente para os motoristas autônomos do que as empresas concorrentes.  

A taxa de administração cobrada para a operação da plataforma é de 10,95%, o que significa que os motoristas receberão 89,05% do valor pago pelos passageiros. 

Enquanto a taxa de administração dos aplicativos privados varia entre 40% e 60%, a tarifa por quilômetro rodado e tempo de viagem no MobizapSP será semelhante à das empresas concorrentes na maior parte do dia.  

Além disso, não haverá tarifa dinâmica, permitindo que os passageiros paguem menos do que a média em horários de pico. 

Botão do pânico

O aplicativo do município contará com um “botão do pânico” para aumentar a segurança de motoristas e passageiros, mas não há previsão para que os usuários sejam penalizados, suspensos ou banidos se houver uma situação de perigo durante as corridas.  

Não haverá também taxa de cancelamento de corrida e nem a definição de uma taxa mínima de remuneração para os motoristas. 

O MobizapSP é uma resposta à CPI dos Aplicativos da Câmara Municipal de São Paulo, que se concentrou nas condições de trabalho dos motoristas.  

O vereador Marlon Luz (Patriota), um dos idealizadores do aplicativo, acredita que o aplicativo municipal terá menos conflitos entre motoristas e passageiros devido à ausência de taxa de cancelamento.  

Ele também afirma que o novo aplicativo não terá o problema de falta de adesão do SPTáxi porque a remuneração e a tarifa agora são mais atraentes. 

Embora todas as corridas no aplicativo partam de São Paulo, elas podem ter como destino outras cidades. Os motoristas que residem em outros municípios ou que possuem carros registrados fora da capital podem se cadastrar no aplicativo.  

O secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira, explicou que a criação do aplicativo não teve nenhum custo para o município, pois um consórcio formado por quatro empresas de tecnologia foi responsável pelo desenvolvimento da plataforma. 

Toda a remuneração da taxa de administração será destinada a essas empresas. 

(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Reprodução)

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile