Assessor especialista em privatização – O presidente da Petrobras, Caio Mario Paes de Andrade – o sexto empossado ao cargo desde 2018 – tem em seu ciclo de assessores um especialista em privatização: o economista Fernando Antônio Ribeiro Soares, que foi contratado em agosto, após atuação relevante no processo de capitalização da Eletrobras.
Jovem Pan afasta Augusto Nunes e Ana Paula Henkel; entenda
Fernando Soares, que já foi assessor da presidência do Banco do Brasil – que constantemente é alvo de especulações de privatização total – exerceu no governo de Michel Temer, em 2017, o cargo de secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), no Ministério do Planejamento, liderou naquele ano um plano de demissões para reduzir o número de funcionários nas estatais, o que incluiu a Petrobras.
Assessor da Presidência da Eletrobras de 2021 até a metade deste ano, atuou no processo de capitalização e saiu da empresa após a privatização.
Participou da construção da tese dos “desinvestimentos em empresas estatais” ao qual produziu um artigo, em junho passado, escreveu um artigo no portal Jota, cujo título era “Como se privatiza uma empresa estatal? Mitos e verdades”.
(Com informações de Metrópoles)
(Foto: Montagem/Reprodução)