Castillo passa Fujimori no fim – Com 94,059% dos votos apurados, o candidato de esquerda Pedro Castillo acaba de virar e passar à frente de Keiko Fujimori na disputa para o segundo turno das eleições peruanos realizadas neste domingo (6). No final da manhã desta segunda-feira, Castillo alcançou 50,076% dos votos enquanto Fujimori tem 49,92%.
Keiko liderou por uma estreita margem durante toda a manhã, mas, como era esperado, com a chegada dos votos da zona rural do país, principal base eleitoral de Castillo, a situação virou. De acordo com especialistas, o quadro continua indefinido e deverá ser resolvido apenas com a contagem dos últimos votos.
LEIA: Thiago Manga: “A Copa América foi o último suspiro de Bolsonaro”
LEIA: Datena na TV: fonte garante que ‘Copa América não será mais no Brasil’
Pesquisas
De acordo com o Instituto IPSOS, em sua contagem rápida de cerca de 1.700 mesas nacionais e também internacionais, Pedro Castillo tem 50,2% dos votos, enquanto Keiko Fujimori tem 49,8%. Essa contagem rápida tem uma margem de erro de + – 1 ponto percentual, portanto, é um empate estatístico.
ASSISTA: Vídeo: Ciro Gomes chama Bolsonaro de “a própria traição encarnada”
LEIA: PF aponta que Michelle Bolsonaro acessou perfis fakes e golpistas
Já a pesquisa de boca de urna feita pelo mesmo Instituto IPSOS indicou vitória muito apertada de Fujimori. Ela obteria 50,3% dos votos válidos, e Castillo, 49,7%.
O presidente executivo da IPSOS destacou que a margem de erro ainda não permite anunciar um vencedor e que, claro, é fundamental aguardar a contagem oficial do ONPE.
Pedro Castillo
José Pedro Castillo Terrones, de 51 anos, é um professor, líder sindical e político peruano. Ele alcançou destaque como figura principal na greve de professores de 2017 no Peru.
Em 2002, Castillo concorreu sem sucesso a prefeito de Anguía com o Possível Peru. Ele atuou como um membro dirigente do partido em Cajamarca de 2005 até a dissolução do partido em 2017.
Keiko Fujimori
Keiko Sofía Fujimori Higuchi (Lima, 25 de maio de 1975) é uma administradora de empresas e política peruana, atualmente presidente do partido Força Popular, cargo que exerce desde 2010. Filha do ex-presidente Alberto Fujimori, desempenhou as funções de primeira-dama com o divórcio dos pais.
Alberto Fujimori foi condenado, em 2009, a 25 anos de prisão pelas mortes de 25 pessoas e por sequestros durante o seu governo (1990-2000). Ele é o primeiro líder eleito democraticamente na América do Sul a ser condenado por abusos dos direitos humanos.
Fonte: Fórum
Capitães das seleções da Copa América recusam reunião com Bolsonaro, diz site
Os capitães das dez seleções que vão jogar a Copa América foram sondados para participar de uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e representantes da Conmebol, mas recusaram o convite.
Leia a matéria completa aqui.
Vídeo: Capitão da Seleção diz que atletas ‘estão juntos’ contra Copa América
Casemiro endossou as palavras do técnico Tite e, como capitão, deixou bastante claro que o grupo da seleção brasileira está unido contra a disputa da Copa América em solo nacional. O anúncio da recusa será após o jogo contra o Paraguai, na terça-feira, em Assunção. O jogador não falou abertamente por respeito com o combinado entre eles, para não tirar o foco nas Eliminatórias. Mas a indignação no elenco é grande.
Assista o vídeo e leia a matéria completa aqui.
Presidente da CBF é afastado do cargo, diz site
Comissão de Ética da CBF determinou neste domingo o afastamento do presidente da entidade, Rogério Caboclo.
Leia a matéria completa aqui.
Intubado no RJ, pastor R.R. Soares ensinava oração para ‘expulsar’ covid
R. R. Soares, pastor fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, foi intubado neste sábado (5) devido a complicações no quadro de Covid-19, segundo informações do site Metrópoles. Ele está internado desde sexta-feira (4) no Hospital CopaStar, em Copacabana, no Rio.
Leia a matéria completa aqui.
Veja mais notícias no BRI.