PT quer Pérsio Arida, ex-FHC, na Economia – A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, confirmou nesta segunda-feira (23) que um dos coordenadores do plano econômico da chapa Lula-Geraldo Alckmin conversou com os economistas Pérsio Arida e André Lara Resende para que eles participem da construção do plano de governo da aliança.
Nome de confiança de Alckmin, Pérsio Arida já foi presidente do Banco Central e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante as gestões dos ex-presidentes Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Liberal na economia e defensor de privatizações
O economista Pérsio Arida, integrou a equipe que implantou o malsucedido Plano Cruzado, em 1986. Arida também fez parte fez parte do grupo que montou o Plano Real.
Quando integrou a campanha à presidência de Geraldo Alckmin em 2018, Pérsio defendia avançar nas privatizações, como a da Eletrobras, anunciada mas empacada no governo Temer. Mas observa que não é possível implantar vasto plano de desestatização.Além disso era defensor de pautas que foram aprovadas por Bolsonaro e devastaram o estado de segurança social brasileiro, defendia que o crescimento deve ocorrer principalmente pelo capital privado. Ao governo, cabe apenas criar os meios: garantir segurança jurídica a empreendedores , avançar em privatizações, promover a desburocratização, fazer as reformas tributária e da Previdência, abrir a economia, evitar controle de preços e garantir concorrência.
Fonte: Com informações de G1 e Zero Hora
Foto: Reprodução
Leia também
PT garante Campos Neto no BC – No jantar da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, com cerca de 30 grandes empresários e executivos do setor financeiro nesta segunda-feira (04), uma informação foi recebida com pouca repercussão na sala, mas considerada o ponto alto do evento por alguns dos participantes.