Racismo em SP – A Polícia Civil de Campinas, interior de São Paulo, investiga um caso de injúria racial supostamente praticado pelo atendente de um quiosque de sorvete do McDonald’s, dentro do Campinas Shopping, nesse domingo (23). A avó de duas crianças negras registrou ocorrência, e a família usou as redes sociais para fazer a denúncia.
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O caso aconteceu no domingo à noite, quando a avó e os dois netos foram até o quiosque para comprar sorvete. Segundo a família, após aguardar na fila, quando chegou a vez das duas crianças – uma menina de 9 anos e um menino de 6 – o atendente se recusou a vender a sobremesa a elas, alegando que o sorvete tinha acabado.
A família foi para outra lanchonete, mas, de lá, a menina viu o funcionário vendendo sorvete para outros clientes brancos e contou para a avó, que se dirigiu ao novamente ao quiosque.
“Na hora que eu cheguei lá, que voltei e perguntei para o moço: você não vendeu sorvete porque meu neto era negro? Ele estava atendendo um casal branco. Ele olhou na minha cara, me deu um sorriso e me ignorou. Perguntei de novo é porque meus netos são negros? Aquilo me doeu muito. Só tinha visto racismo pela televisão. Estou chocada”, disse a avó Márcia Aparecida da Silva.
Durante a confusão, dona Márcia ainda chamou a mãe das crianças e contou o que tinha acontecido. Ela foi ao shopping encontrar com os filhos e entender o caso.
“Cheguei lá e conversei com a gerente. Ela me ofereceu um tíquete como pedido de desculpas. Não aceitei. Meus filhos não estão passando fome. Eles não foram pedir nada para o McDonald’s, estavam com dinheiro. Querer pagar um crime com um tíquete é muito grave”, avaliou a mãe Pamella Francine de Amorim Nascimento.]
A mãe também usou as redes sociais para denunciar o episódio. A postagem teve mais de 11 mil curtidas e 530 comentários. “Minha filha não foi para escola na segunda-feira traumatizada. É muito cruel. Vou lutar até o fim. Quero justiça”, afirmou a mãe.
McDonald’s se manifesta
Em nota, o McDonald’s informou que apura os fatos denunciados pelos clientes.
A empresa ressaltou que “repudia toda e qualquer forma de preconceito e que tem compromisso inegociável com a promoção de um ambiente respeitoso e inclusivo em todos os seus restaurantes, realizando um trabalho contínuo como o Comitê de Diversidade e Inclusão, treinamentos e políticas que conscientizam os funcionários sobre o respeito às individualidades de colegas e clientes.”
Já o Campinas Shopping disse que está acompanhando o caso com o lojista e o cliente, e completou que “repudia todo e qualquer ato de racismo, preconceito e discriminação”.
Por fim o caso foi registrado no 2º Distrito Policial (DP), de Campinas.
(Com informações de Metrópoles)
(Foto: Reprodução)