O presidenciável do PDT Ciro Gomes foi alvo de uma “fake news” do presidente do PTB, Roberto Jefferson, condenado no Mensalão. “O silêncio dos bons fortalece a ação dos maus”, diz a legenda da postagem de Jefferson, que traz um vídeo falso imputando supostos crimes a Ciro.
O vídeo já foi desmascarado por duas agências de checagem de fatos:
https://twitter.com/BobjeffHD/status/1389678784790601729
Agência Lupa
Circula nas redes sociais uma suposta conversa entre o que seria um membro de uma facção criminosa e o vice-presidente do PDT, Ciro Gomes. No diálogo, Ciro teria citado Bolsonaro e, em um dos trechos, concordado com o argumento de uma pessoa indicada como “líder da facção”. Por projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado.
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo é uma montagem que juntou conversas interceptadas pela Polícia Federal (PF) entre membros de facções criminosas com trechos de uma entrevista concedida por Ciro Gomes ao humorista Maurício Meirelles, de 2019. A edição dá a impressão de que o vice-presidente do PDT estaria conversando com o Comando Vermelho, o que não é verdade.
Veja a análise completa da Lupa aqui.
Agência Aos Fatos
Trata-se de uma montagem o áudio com um diálogo de Ciro Gomes (PDT) e um “líder da facção” PCC (Primeiro Comando da Capital) que circula em postagens nas redes sociai. A peça de desinformação alterna trechos de uma entrevista com o político cearense com interceptações telefônicas de integrantes da organização criminosa feitas em 2019 pela PF (Polícia Federal).
A montagem acumulava ao menos 8.000 compartilhamentos em publicações no Facebook até a tarde desta quinta-feira (8). Todas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social.
Veja a análise completa da Aos Fatos aqui.
Ciro já havia desmascarado vídeo
A publicação de Jefferson “requentou” uma notícia falsa que já havia sido desmascarada por Ciro Gomes em outubro de 2020.
“O gabinete das fake news pegou trechos de minha entrevista com Mauricio Meirelles para criar uma mentira. Uma entrevista de 16 de setembro de 2019… Não caia em fake news!”, escreveu na época o ex-governador.
O gabinete das fake news pegou trechos de minha entrevista com @MauMeirelles para criar uma mentira. Uma entrevista de 16 de setembro de 2019… Não caia em fake news! https://t.co/D9RyMjO2vf
— Ciro Gomes (@cirogomes) October 6, 2020
Novo filmete de Ciro Gomes: “Lula e Bolsonaro são profundamente diferentes”
Em mais um filmete lançado nesta terça-feira (03), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) voltou a fazer críticas à Bolsonaro, à Lula e ao PT e afirmou que além do negacionismo científico da direita, é preciso vencer o ‘negacionismo de esquerda’, em referência aos erros cometidos pelos governos petistas no comando do país. “Lula e Bolsonaro são profundamente diferentes”, ressaltou no entanto o pedetista.
Leia a matéria completa aqui.
Mandetta entrega ‘carta-bomba’ à CPI da Covid: ‘Bolsonaro duvidou de projeções de mortes’
Em depoimento à CPI da Covid, nesta terça-feira (04), o ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta afirmou que Bolsonaro fez pouco caso de uma projeção que apontava para o risco de o Brasil alcançar 180 mil mortes e entregou uma ‘carta-bomba’ que teria enviado à Bolsonaro, alertando para os riscos da pandemia de covid-19 caso não fossem tomadas medidas efetivas no combate ao coronavírus.
Leia a matéria completa aqui.
Vídeo: Ciro Gomes critica governos Dilma e Bolsonaro
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) acaba de publicar um novo vídeo em suas redes sociais, no qual faz críticas aos governos de Dilma Rousseff (PT) e Jair Bolsonaro (sem partido).
Leia a matéria completa aqui.
Ciro Gomes envia mensagem a Bruno Covas: “Rogo a Deus que lhe proteja”
O ex-governador Ciro Gomes (PDT) usou suas redes sociais para enviar uma mensagem de apoio ao prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), que foi transferido nesta segunda-feira (03) para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no hospital Sírio-Libanês, no centro da capital paulista.
Leia a matéria completa aqui.
Pazuello ‘foge’ de depoimento à CPI da Covid e alega ‘quarentena’
O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello não vai comparecer à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar possíveis crimes de omissão do governo de Jair Bolsonaro no enfrentamento da pandemia de coronavírus, a CPI da Covid, nesta quarta-feira (05), para quando estava marcado seu depoimento.
Leia a matéria completa aqui.
Opinião: “Militei 15 anos ao lado do PT, hoje sou ‘fascista’. Isso é canalhice”
“Escrevo esse texto para aqueles que como eu veem no Ciro Gomes uma saída pro buraco que o Brasil e o nosso povo foi atirado nos últimos anos. Mas também se trata de um desabafo sincero e humilde aos meus amigos e amigas que ainda veem no PT e em Lula um caminho para o Brasil”.
Leia a matéria completa aqui.
Veja mais notícias no BRI.