Dados ainda podem ser atualizados, mas número é o mais baixo da história da epidemia e está sendo celebrado pelo simbolismo
A cidade de São Paulo registrou na segunda (1º) apenas um óbito por Covid-19.
Foi o terceiro dia seguido em que apenas um registro foi feito, o que possibilitou que a média móvel de mortos em sete dias despencasse para 3,86.
Os dados ainda podem ser revistos, já que em feriados as notificações costumam ficar represadas.
Ainda assim, é um número simbólico, que está sendo celebrado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde: desde março de 2020, jamais, mesmo em feriados prolongados, as notificações foram tão reduzidas.
“Estamos muito próximos do dia em que não haverá nenhuma notificação de ocorrência de óbito”, diz o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido. “Será simbólico. Terá um peso muito grande. Será a prova definitiva de que a vacinação na cidade foi exitosa no controle da epidemia”, afirma.
Ele ressalta, no entanto, que a situação ainda exige atenção e cuidados.
“O fato de chegarmos ao dia simbólico em que, pela primeira vez em quase dois anos, não haverá registro de mortes não significa que novos óbitos não voltarão, infelizmente, a ocorrer. O vírus ainda circula na cidade, ainda temos internações de pessoas”, diz ele.
Por isso, a prefeitura segue exigindo, por exemplo, o uso de máscaras na cidade e recomendando o distanciamento social.
Fonte: Folha de São Paulo