Publicação contra uso de máscaras – Secretária de Políticas para a Mulher do governo de São Paulo, Sonaira Fernandes gerou polêmica ao compartilhar uma publicação em suas redes sociais nesta terça-feira (15) questionando a eficácia do uso de máscaras para prevenir a transmissão de Covid-19.
Manifesto de economistas pede queda nos juros; leia na íntegra
Na postagem, a secretária cita uma reportagem do site Brasil Sem Medo, criado por seguidores de Olavo de Carvalho, em que o presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran Gallo, critica a obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e aeroportos.
Sonaira destaca um trecho que em Gallo diz que “máscaras de pano ou tecido são inúteis para formar uma barreira contra vírus”, e vai além: “existe evidência de agravos à saúde dos tripulantes, passageiros e ao meio ambiente”, sem explicar quais evidências são essas.
A crítica, no entanto, não deixa claro se inclui todas as máscaras, como as do modelo N-95, que protegeram inclusive profissionais de saúde que atenderam pacientes infectados pelo coronavírus. O uso de máscaras é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Tarcísio sanciona projeto contra cartão de vacinação
Diagnosticado com Covid-19 no último domingo (12), Tarcísio de Freitas segue trabalhando em home office e, nesta quarta (15), sancionou um projeto de lei que proíbe a exigência de apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para acesso a locais públicos ou privados em qualquer parte do estado.
Porém, o governador vetou a punição que o projeto previa para estabelecimentos que continuarem a exigir o comprovante.
Apesar de ter sancionado essa parte da lei proposta por bolsonaristas, Tarcísio na verdade vetou quase todos os demais artigos.
Por exemplo, foi vetado um artigo que autorizava quem teve reação à vacina na primeira dose a não tomar a segunda, além de que permitia que os pais não vacinassem seus filhos.
(Com informações de Folha de S. Paulo e G1)
(Foto: Reprodução)