Categorias
Brasil

STF: Senadores pedem que Augusto Aras seja investigado por omissão

Senadores pedem que Augusto Aras seja investigado – Veja – Os senadores Fabiano Contarato (Rede-ES) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentaram à ministra Cármen Lúcia, do STF, uma notícia-crime contra o procurador-geral da República, Augusto Aras, pedindo para encaminhá-la ao Conselho Superior do Ministério Público Federal, a fim de que Aras seja investigado e processado por crime de prevaricação.


Os senadores apontam a suposta recusa de Aras em cumprir com suas obrigações. “O comportamento desidioso do procurador-geral da República fica evidente não só pelas suas omissões diante das arbitrariedades e crimes do presidente da República, mas também pelas suas ações que contribuíram para o enfraquecimento do regime democrático brasileiro e do sistema eleitoral e para o agravamento dos impactos da Covid-19 no Brasil, além de ter atentado direta e indiretamente contra os esforços de combate à corrupção no país.


OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Sérgio Reis: “Querem me massacrar. Não sou puxa-saco do Bolsonaro”
ASSISTA: Vídeo: Randolfe mostra Bolsonaro admitindo que fez ‘tabela do TCU’
LEIA: CPI: Senador bolsonarista intermediou produção de Covaxin no Brasil
ASSISTA: Vídeo: De ‘carona’ no avião presidencial, Silas Malafaia detona STF

O conjunto de fatos demonstra patentemente que o procurador-geral da República procedeu de modo incompatível com a dignidade e com o decoro de seu cargo”, afirmam os senadores.


O pedido de apuração de ilegalidade dos atos de Aras trata dos seguintes fatos: “omissão quanto aos ataques ao sistema eleitoral brasileiro; omissões e recusas de atuar em relação ao dever de defender o regime democrático brasileiro; e omissões e recusas de atuar em relação ao dever de fiscalizar o cumprimento da lei no enfrentamento à pandemia da Covid-19”.


“O presidente da República acusa de fraude, sem provas, o sistema eleitoral brasileiro; intimida o Congresso pondo até tanques do Exército na rua; estimula aglomerações e contraria medidas sanitárias de combate à Covid; ameaça o Supremo Tribunal Federal! Nesse contexto de acintoso ataque às instituições democráticas e às eleições livres, o que fez o procurador-geral da República, servidor público designado como fiscal da lei pela Constituição Federal? Nada. Permaneceu inerte e foi condescendente com afrontoso atentado ao Estado Democrático de Direito”, destaca Contarato.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: MPF denuncia blogueiro bolsonarista por crime de ameaça ao STF
LEIA: UOL: Lula ‘passou pano’ em escândalo antes de aliança com Temer, diz livro
LEIA: Sérgio Reis teria pago prótese peniana com dinheiro público

Contarato havia apresentado, em conjunto com os senadores Alessandro Vieira e Randolfe Rodrigues, representação ao Conselho Superior do Ministério Público Federal para que fosse apurada a omissão do procurador-Geral da República na fiscalização do combate à pandemia da Covid-19, mas o procedimento foi posto em sigilo sem apreciação do colegiado competente.


Antes disso, a representação foi enviada equivocadamente ao Conselho Nacional do Ministério Público, órgão que naturalmente declarou sua incompetência para apreciar tal matéria, em que pese o endereçamento explícito da peça ao Conselho Superior do Ministério Público Federal.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Alessandro Vieira: Teme-se ‘reação armada’ ao convocar Braga Netto à CPI
LEIA: Impeachment? 6 em cada 10 brasileiros desaprovam governo Bolsonaro
LEIA: Estadão: Impasse com a PM ameaça ato bolsonarista no 7 de setembro
LEIA: Candidatos da 3ª via somados já batem Bolsonaro, diz pesquisa

 

Servidores convocam greve nacional contra Reforma Administrativa

Ponto de destaque da agenda econômica do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a reforma administrativa deve ser alvo esta semana de mais uma grande mobilização: a primeira greve nacional.

Veja a matéria completa aqui.

Ciro Gomes no Canal Livre: ‘Bolsonaro não disputará em 2022’

O Canal Livre deste domingo (15)  recebeu o ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes. Candidato à presidência da República pela quarta vez, ele analisou o atual momento do país e revelou seus planos políticos para a disputa eleitoral de 2022.

Veja a matéria completa aqui.

Chamado de ‘macaco’, embaixador chinês celebra prisão de Jefferson

Logo após a prisão do ex-deputado Roberto Jefferson emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na manhã desta sexta-feira(13), o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, fez uma postagem em rede social comemorando o ocorrido.

Veja a matéria completa aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Alunos com deficiência ‘atrapalham’, diz ministro da Educação
LEIA: Minirreforma trabalhista aprovada na Câmara é inconstitucional, diz MPT
LEIA: Romário dispara contra ministro da Educação: “Toma vergonha na cara”
LEIA: PF prende cúpula das penitenciárias do RJ por envolvimento com facção
LEIA: Polícia diz que Sérgio Reis responderá por pelo menos 3 crimes

Veja mais notícias no BRI.

 

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile