SP confirma 3º caso da variante Ômicron – Folha de S. Paulo – A Secretaria da Saúde paulista confirmou nesta quarta-feira (1º) o terceiro caso da variante ômicron no estado.
Trata-se de um homem de 28 anos que desembarcou da Etiópia no final de semana e testou positivo para Covid-19. Ele já estava isolado em Guarulhos, na Grande São Paulo, e sob acompanhamento da vigilância do município.
Segundo a pasta, ele segue sem apresentar sintomas da doença e já haviam sido vacinados com duas doses da vacina da Pfizer. O sequenciamento foi analisado pelo Instituto Adolfo Lutz.
Os primeiros dois casos da nova variante no país, analisados pelo Hospital Israelita Albert Einstein, são de dois missionários, um homem de 41 anos e de uma mulher de 37.
O casal, assintomático e igualmente imunizado, está isolado na casa de parentes na capital paulista.
Os missionários tiveram resultado positivo em exames de PCR coletado no laboratório do Einstein instalado no Aeroporto Internacional de Guarulhos antes de viagem à África do Sul.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: À senadores, André Mendonça defende porte de arma: “Há espaço”
LEIA: Brasil perdeu 200 mil empregos de carteira assinada em 2020
LEIA: Ministro defende trabalho informal: ‘Flanelinha ganha R$ 4 mil por mês’
LEIA: Ciro Gomes: ‘Moro é muito pior do que Bolsonaro, outro canalha’
Anvisa havia confirmado dois casos
Na terça (30), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirmou que a variante ômicron foi identificada no país. À noite, o Instituto Adolfo Lutz confirmou os dois casos.
A nova cepa, potencialmente mais transmissível, foi sequenciada pela África do Sul na última semana e já se espalhou pelos cinco continentes.
Autoridades sanitárias da Nigéria informaram nesta quarta que os primeiros casos da variante ômicron foram confirmados no país.
Uma das amostras com a cepa, porém, é de outubro, o que sugere que a variante surgiu antes de ser sequenciada pela África do Sul.
Na avaliação da OMS (Organização Mundial da Saúde), a variante representa um risco elevado e são numerosas as incógnitas sobre ela.
“Dadas as mutações que poderiam conferir a capacidade de escapar de uma resposta imune, e dar-lhe uma vantagem em termos de transmissibilidade, a probabilidade de que a ômicron se propague pelo mundo é elevada”, afirmou a entidade.
Para a Secretaria de Saúde de São Paulo, devem ser seguidas as medidas já conhecidas pela população para combater a pandemia, como uso de máscara, higienização das mãos e a vacinação contra a Covid-19.
Foto: Reprodução
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Anvisa revela dois casos da variante Ômicron no Brasil
LEIA: Lula e Alckmin desmarcam reunião marcada para esta quarta
LEIA: PDT quer recuperar direitos trabalhistas perdidos com Ciro eleito
LEIA: Vereador do PT é preso em Fortaleza por tentativa de feminicídio
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Orçamento Secreto é aprovado com voto decisivo de senador do PT
LEIA: Bolsonaro retira indicação de Crivella para embaixada na África
LEIA: Ciro Games recebe humorista André Marinho na noite desta terça
LEIA: Bolsonaro se filia ao PL, 9º partido da carreira política
LEIA: Opinião: “Petistas, parece que o jogo virou, não é mesmo?”
Antonio Neto: “Reforma trabalhista foi tragédia anunciada”
“As alterações em mais de cem itens da Consolidação das Leis Trabalhistas, a CLT, foram um ataque sem precedentes aos trabalhadores brasileiros.
Quatro anos após a aprovação da nefasta proposta, o Supremo Tribunal Federal segue julgando suas inúmeras inconstitucionalidades. Duas das alterações mais cruéis já foram derrubadas pelo STF: a permissão para a mulher grávida trabalhar em local insalubre e os empecilhos para o acesso à Justiça gratuita.
O Supremo ainda se manifestará sobre temas importantes, como o teto indenizatório em ações trabalhistas, o trabalho intermitente, o tal acordado sobre legislado e o fim da ultratividade, entre outros temas.”
Leia a matéria completa aqui.
ASSISTA: Vídeo: Em CPI, Kajuru pede convocação de piloto morto em acidente
LEIA: Thomas Piketty: “Situação semelhante levou à Revolução Francesa”
LEIA: Opinião: “Trabalhistas brasileiros estão com a Palestina livre!”
LEIA: No PL, Tiririca é o deputado que mais vota contra Bolsonaro
LEIA: Salvador cancela festa de réveillon; nova onda de covid
LEIA: Opinião: “Por que o goleiro Weverton não pode agradecer a Deus?”
Veja mais notícias no BRI.