Categorias
Política

STF dá 5 dias para Lira explicar não abertura de processo de impeachment de Bolsonaro

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu prazo de cinco dias para que o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) dê explicações sobre a não abertura dos processos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. Atualmente, a Câmara tem mais de cem requerimentos contra o presidente da República engavetados.

O prazo estabelecido pela magistrada é em resposta a um mandado de injunção feito pelo advogado Ronan W. Botelho que afirma haver uma lacuna na legislação ao não se estabelecer um prazo para abertura dos processos de impeachment. O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) e o vereador paulista Paulo Rubinho Nunes, ambos integrantes do MBL, também entraram com um recurso semelhante junto ao STF. A ação feita por eles ainda não foi analisada pela relatora Cármen Lúcia.

No pedido, Botelho argumenta que a lacuna é um um “grande erro jurídico” na legislação e acaba por permitir que os processos de impeachment tenham andamento quando o presidente da mesa “bem quiser”. Para ele, isso tem permitido a utilização dos processos como uma ferramenta de interesses políticos.

Ele alega ainda que a não abertura do processo pode ser compreendida como o cometimento do crime de prevaricação, que é quando uma pessoa cumprindo função pública deixa de realizar o seu dever. Segundo Botelho, caso Lira não se explique pode ser configurada “omissão”.

“A falta de uma regra clara para o devido processo legal nos processos de impeachment, seja de ministro do STF, seja de presidente, é proposital, porque as duas Casas legislativas ficam com as armas nas mãos. O Senado mantém o judiciário sob sua guarda com ameaças de impeachment [contra ministros] e a Câmara Federal contra o Executivo”, explica.

O mandado de injunção funciona como um projeto de lei que parte do judiciário para preencher alguma eventual lacuna existente na legislação. Quando o mandado é acatado, o poder legislativo é cobrado pelo Judiciário para que crie uma legislação, preenchendo a lacuna vigente até aquele momento. Nesse caso, o STF é provocado a exigir que o Legislativo crie regras mais claras sobre o andamento de processos de impeachment, que até o momento não tem prazo de abertura definido.

Fonte: Congresso Em Foco

PDT envia notícia-crime contra Ricardo Salles ao STF

O diretório nacional do PDT apresentou nesta quinta (15) uma notícia-crime no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, acusando-o de pressionar a Polícia Federal e de apoiar investigados por crimes ambientais. Leia a matéria completa aqui.

PDT de Ciro vai reunir autores dos mais de 100 pedidos de impeachment em Plenária Nacional

Em uma das primeiras ações da frente de nove partidos contra o governo Bolsonaro, formalizada na última terça (13/4), será lançada a Plenária Nacional do Impeachment. A assembleia vai reunir os autores dos mais de 100 pedidos de impeachment contra Bolsonaro. A frente é formada por PDT, PCdoB, PSB, PSOL, PT, PV, Rede, Cidadania e UP. Leia a matéria completa aqui.

TSE sinaliza que deve liberar Tabata Amaral por traição a decisão partidária

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sinalizou, nesta terça-feira (13), que deve liberar a deputada federal Tabata Amaral para sair do PDT após a parlamentar descumprir resolução do partido e votar a favor da reforma da previdência, na Câmara dos Deputados, em 2019. Leia a matéria completa aqui.

Enquanto flerta com Eunicio e Renan, Lula diz que Ciro quer ‘agradar direita’

Enquanto flerta com Eunício de Oliveira (MDB-CE) e Renan Calheiros (MDB-AL) para uma possível aliança para as eleições de 2022, Lula (PT) voltou a atacar Ciro Gomes (PDT), insinuando que o ex-ministro tenta “agradar setores da direita”. Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile