Categorias
Política

Temer adere a Lula e tenta adiar convenção do MDB pró-Tebet

Temer adere a Lula – O ex-presidente Michel Temer (MDB), atendendo pedidos da ala do partido que quer apoiar Lula (PT) já no primeiro turno das eleições – em especial os caciques do Nordeste – tentar adiar em oito dias a convenção da sigla, que definirá o rumo do MDB na eleição presidencial.

A convenção nacional do MDB está programada para o próximo dia 27, do forma virtual, e deve oficializar o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS) na corrida pelo Palácio do Planalto.

Oposição denuncia Bolsonaro ao STF por ataques às eleições

Atualmente, a maioria dos delegados do partido tende a apoiar a candidatura própria do partido, com Tebet.

Já em minoria entre os delegados emedebistas está o grupo ligado aos caciques do Nordeste, como o senador Renan Calheiros, que propõe realizar a convenção no dia 5 de agosto, de forma presencial.

O tema foi discutido em reunião nesta terça-feira (19) no escritório do ex-presidente.

Temer ‘lulou’

Um dos principais cardeais do MDB, MIchel Temer sinalizou em direção à campanha petista.

De acordo com presentes de reunião, o argumento ‘desculpa’ foi de que em 42 anos de fundação, o partido nunca teve uma convenção virtual.

O assunto ainda não foi levado ao presidente do MDB, Baleia Rossi (SP), mas integrantes da cúpula da sigla favoráveis a Tebet dizem nos bastidores não haver chance de adiar a reunião partidária.

Temer, segundo aliados, se comprometeu a trabalhar junto a Baleia Rossi para convencê-lo da necessidade de mudar a data.

Em entrevista à CNN, Temer desconversou a tema do apoio a Lula, mas confirmou que atuará junto a Baleia para alterar a data da convenção.

“[Os líderes vieram aqui para] quem sabe ajudar num entendimento interno do partido para eventualmente prorrogar o momento da convenção e não fazer ela virtualmente, mas presencialmente, que tem sido a tradição do MDB”, disse o ex-presidente.

(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile