Mudança no Ministério do Turismo – O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, confirmou em nota divulgada à imprensa a substituição no Ministério do Turismo, com a saída de Daniela Carneiro e a indicação do deputado Celso Sabino (União Brasil- PA).
A pressão do União Brasil
Daniela Carneiro vinha sofrendo pressão do União Brasil para deixar o cargo de ministra do Turismo. O partido reivindicava a pasta ao governo, mas a situação ficou mais delicada após Daniela anunciar que queria deixar o União Brasil para se filiar ao Republicanos. O governo, por sua vez, precisa dos votos do União Brasil no Congresso, o que colocou o presidente Lula em uma posição complicada.
Reunião de lideranças
Uma reunião de Lula com representantes do União Brasil será marcada nesta sexta-feira (7), segundo Alexandre Padilha, que também anunciou o novo nome para a pasta:
“O presidente Lula e eu nos reuniremos com o presidente e os líderes do União Brasil, em data a ser definida amanhã, para receber a indicação do deputado Celso Sabino, que vai liderar a pasta do Turismo, dando continuidade ao trabalho pela recuperação de um setor tão importante para a geração de emprego e renda no Brasil.”
O governo está aberto a discutir a entrada de outras forças políticas na Esplanada, segundo Padilha. Ele destacou que ainda não há definição sobre quais postos estão abertos aos partidos políticos.
A troca no Ministério do Turismo é mais um ajuste no governo de Lula, visando fortalecer a base aliada e avançar nas pautas legislativas, como a recém-votada Reforma Tributária.
O presidente está em busca de apoio e alianças políticas, buscando o diálogo com o Congresso para avançar nas votações de interesse do Palácio do Planalto.
(Informações de Globo e CNN Brasil)
(Foto: Reprodução/Montagem)