Bolsonaro irá descumprir ordem do STF – Metrópoles – O presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu faltar ao depoimento à Polícia Federal que deveria prestar presencialmente às 14 horas desta sexta-feira (28/1), por ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes.
A decisão foi tomada pelo presidente após uma série de reuniões com seus ministros da Advocacia-Geral da União (AGU), Bruno Bianco, e da Justiça, Anderson Torres.
Segundo afirma a coluna do jornalista Igor Gadelha em Metrópoles, a AGU vai ingressar, nas próximas horas, com um recurso ao plenário do Supremo argumentando que, por ser investigado no inquérito, Bolsonaro não seria obrigado a comparecer.
No recurso, a AGU deve citar julgamento do STF de 2018, quando a maioria dos ministros decidiu que a condução coercitiva é inconstitucional e fere o direito do investigado de ficar em silêncio e não produzir provas contra si.
O recurso de Bolsonaro, no entanto, só deve ser julgado pelo plenário do Supremo na próxima semana, quando a Corte retomará as atividades após o recesso de final de ano.
Bolsonaro irá descumprir ordem do STF
Alexandre de Moraes havia ordenado que Bolsonaro ser ouvido presencialmente no âmbito do inquérito que apura vazamento de documentos sigilos de investigação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre ataque hacker às urnas.
O despacho do ministro se deu em resposta a um pedido feito pela AGU nesta semana, para que o presidente da República não tivesse que comparecer o depoimento, cujo prazo venceria nesta sexta.
Em sua decisão, porém, Moraes sustenta que o presidente tem direito a ficar em silêncio, mas não pode se recusar a depor. Argumentou ainda que Bolsonaro já tinha concordado em prestar o depoimento.
Foto: Divulgação
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
Opinião: “Moro é uma farsa tão visível que se tornará insuportável”
Sergio Moro é uma farsa. Além de totalmente despreparado, possui um carisma de joelho de porco.
Por isso que o Ciro Gomes já empatou nas pesquisas. Depois do fuzuê inicial com direito a campanha quase declarada de certos grupos de comunicação, o Marreco já iniciou a ladeira.
Não tem como qualquer pessoa ouvir Moro e acreditar que ele vai liderar o país rumo a sua reconstrução depois do desastre hiper-dimensionado pelo governo que ele mesmo, depois de ser um juiz parcial, integrou.
Leia a matéria completa aqui.
Leia mais notícias no BRI.