Categorias
Economia

Vale-refeição em 2023 dura 7 dias menos que em 2019; confira os dados

Vale-refeição em 2023 – O vale-refeição no Brasil tem durado, em média, 11 dias por mês, apontou um levantamento feito pela Sodexo, empresa que oferece vale-refeição e vale-alimentação. 

Os dados revelaram ainda que o saldo tem durado dois dias a menos que em 2022, quando o vale-refeição era totalmente utilizado em aproximadamente 13 dias. Em 2019, o VR durava cerca de 18 dias. 

A empresa faz o cálculo considerando que o mês tem em média 22 dias de trabalho. Ou seja, em 2023, os trabalhadores estão precisando arcar com os custos de alimentação de metade dos dias úteis. 

De acordo com a Sodexo, empresas de todos os portes aumentaram os valores dos benefícios este ano, mas não o suficiente para cobrir o aumento dos preços causados pela inflação e pelos juros altos. 

O levantamento considerou o preço médio de R$ 40,64 por refeição fora de casa, que é o valor apontado pela ABBT (Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador), e o valor médio do vale-refeição em 2023 intermediado pela Sodexo. 

Governo Lula decide elevar juros do consignado para aposentados; entenda

Segundo uma pesquisa da consultoria Kantar, milhões de brasileiros substituíram uma refeição completa com arroz, feijão e carne por lanches e salgados após a pandemia para compensar os preços altos dos pratos que costumavam comer. 

A nutricionista Soraia Batista, da Sodexo, ressaltou que “a jornada de trabalho requer uma alimentação que vai além da hora do almoço, como ‘cafés’ da manhã e da tarde” que, caso não sejam custeados pelas empresas, podem causar prejuízos graves ao trabalhador e ao próprio empregador. 

“Se o profissional opta por um lanche como refeição, ou ele irá gastar mais do que o esperado durante à tarde ou ele optará por ficar com fome até chegar em casa, o que também não é saudável e impacta diretamente em sua concentração e rendimento”, explicou. 

O vale-refeição é obrigatório?

O vale-refeição não é obrigatório por lei no Brasil, exceto nos casos em que as convenções coletivas de trabalho negociadas pelos sindicatos estabelecem a obrigatoriedade para algumas categorias profissionais.

Nesses casos, as empresas são obrigadas a oferecer o benefício aos trabalhadores, conforme as regras estabelecidas em convenção. O valor do vale-refeição em 2023 foi definido mediante negociação dos sindicatos de cada categoria ou individualmente pela empresa.

Mesmo sem obrigatoriedade, muitas empresas optam por oferecer esse benefício aos seus colaboradores como forma de atrair e reter talentos, além de incentivar a adesão aos programas de benefícios oferecidos pela empresa.

A concessão do vale-refeição é regulamentada pela Lei nº 6.321/76, que estabelece as regras para a concessão do benefício. De acordo com essa lei, as empresas oferecem o vale-refeição aos seus funcionários de forma opcional, ou seja, não são obrigadas a conceder o benefício.

(Com informações de UOL)
(Foto: Reprodução)

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile