Vaticano investiga orgia em catedral – O Vaticano investiga se uma catedral no Reino Unido foi usada para a realização de uma orgia durante a pandemia, informou o jornal britânico Sunday Times.
Segundo a reportagem, o padre Michael McCoy teria convidado fiéis para uma festa privada em seus aposentos, quando as igrejas estavam fechadas devido à pandemia de Covid-19.
Bolsonaro ameaça PL: “Vou pôr a boca no trombone”; entenda
McCoy era o responsável pela catedral de Newcastle desde 2019 e cometeu suicídio em abril de 2021, aos 57 anos, dias após ficar sabendo que estava sendo investigado por abuso sexual de menores.
Mesmo assim, a apuração sobre a suposta orgia segue em curso. A igreja quer determinar as circunstâncias que levaram à renúncia de um bispo da diocese à qual a catedral é subordinada, e se há relação com o caso.
Robert Byrne se afastou dizendo que o posto tinha se tornado um “fardo pesado demais”, mas não apontou motivos.
“Meu discernimento me levou a reconhecer que hoje me sinto incapaz de continuar a servir o público desta diocese como gostaria”, disse na Catedral de Santa Maria, em Newcastle.
Auditoria Surpresa
A Agência Católica de Padrões de Salvaguarda iniciou uma auditoria surpresa na diocese na semana passada.
O diretor-executivo da Agência, Steve Ashley, afirmou que os investigadores têm “total autonomia” e vão considerar as alegações de abuso sexual.
Já a diocese diz que se apresentou voluntariamente à entidade e à Comissão de Caridade e fara mudanças “quando necessário”.
“A diocese continuará trabalhando com ambas as organizações, adaptando-se quando necessário a partir de fatos e evidências fornecidas, não de rumores e desinformação.”
(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Reprodução)