Share This Article
100 anos de Brizola – A celebração do centenário de nascimento de Leonel Brizola nos traz, além da nostalgia de um Brasil que poderia ser, caso tivesse chegado à presidência da república, como também nos rememora os seus feitos extraordinários e as suas lições.
Marcas indeléveis de sua riquíssima trajetória foram a coerência, a obsessão pela educação, o seu nacionalismo inegociável, e seu destemor para as grandes lutas.
Entretanto, há uma característica peculiar em Brizola, que pouquíssimos homens públicos podem ousar em reivindicá-lo: Brizola era um líder épico.
Ao revisitar a História Brasileira do último século identificaremos a ousadia, a liderança e a coragem de Brizola em momentos cruciais de nossa pátria.
Não bastasse chegar ao Governo do Rio Grande do Sul, aos 33 anos, e realizar a maior obra educacional jamais vista no Brasil até a contemporaneidade com a construção de mais de 5.500 escolas, ou fazer a reforma agrária no conturbado ambiente político brasileiro das décadas de 1950 e 1960, assim como a desapropriação de empresas americanas que humilhavam o povo gaúcho, Brizola demonstrou que era possível um governante não ser vassalo dos interesses não pátrios.
Um dos feitos mais épicos de sua existência foi o episódio da Legalidade, em 1961, quando Brizola derrotou o golpe, entrincheirado no Palácio Piratini, com um microfone em punho levantou o povo brasileiro para defender a Constituição.
Dizia ele: “Sejam quais forem as circunstâncias, eu vou ficar com a Constituição.” E assim o fez, correndo o risco de ser morto por bombardeio ordenado pelo comando golpista, que não aceitava a posse de João Goulart, vice-presidente da república, que deveria assumir com a renúncia do presidente, Jânio Quadros.
Sem titubear, Brizola escrevia as páginas mais dramáticas e grandiosas de nossa História. Pagou caro pelo seu feito. Considerado inimigo número 1 dos golpistas de 1964, amargou 15 anos de exílio.
Como governador do estado do Rio de Janeiro, aliás Brizola foi o único político brasileiro a governar dois estados da Federação, todos eleitos democraticamente pelo voto direto do povo, outro fato épico de sua trajetória foi a sua batalha contra as Organizações Globo, do todo-poderoso Roberto Marinho, que por meio do seu império de comunicação (jornais, rádios e tevês) promoveu uma das mais odiosas e covardes campanhas contra Brizola.
As manipulações, as inverdades e os ultrajes cometidos eram diários e sórdidos em todos os sentidos.
Até que em 15 de março de 1994, Leonel Brizola conquistou uma impensável vitória: a leitura durante o Jornal Nacional, por Cid Moreira, do seu direito de resposta contra a Rede Globo, conquistado na justiça.
Fato que representa, até hoje, um marco épico do processo de defesa da honra de uma figura pública no jornalismo brasileiro.
Didático este feito marcou a história da política brasileira, demonstrando mais uma vez a liderança épica do que foi Leonel Brizola.
Esses são alguns fatos pincelados de sua vida, de líder político e de exemplo.
Por Henrique Matthiesen, formado em Direito e pós-graduado em Sociologia
—
Este texto é opinativo e não reflete, necessariamente, a opinião do site Brasil Independente.
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
Mesmo no PSB, Freixo despreza França e defende Haddad em SP
Filiado ao mesmo partido de Márcio França, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) tem defendido a candidatura do rival de França, Fernando Haddad (PT), ao governo de São Paulo nas eleições do fim do ano.
O ex-governador de São Paulo tenta viabilizar sua candidatura pelo PSB e com o apoio do PT, mas Freixo dá razão aos petistas, que preferem o nome de Fernando Haddad para a disputa.
Leia a matéria completa aqui.
Vídeo: Bolsonaro humilha Zambelli em cercadinho; “Fica quieta aí”
O presidente Jair Bolsonaro (PL) deu um ‘corte’ na fiel aliada Carla Zambelli (PSL-DF) enquanto conversava com seus apoiadores no chamado ‘cercadinho’ do Palácio do Planalto nesta terça-feira (19).
Bolsonaro debochava do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ao comentar um suposto aumento do ICMS no estado paulista.
Leia a matéria completa aqui.
PDT lança pré-candidatura de Ciro Gomes na sexta; conheça slogan
O presidenciável Ciro Gomes (PDT) já tem o slogan que será usado em seu material publicitário da campanha eleitoral.
A marca também será uma espécie de norte das estratégias de sua candidatura.
“Ciro: a rebeldia da esperança” pretende mostrar o ex-ministro como um candidato diferente dos outros.
Leia a matéria completa aqui.
Moraes manda Bolsonaro depor sobre vazamento no TSE até dia 28
O prazo dado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para o presidente Jair Bolsonaro (PL) prestar depoimento na investigação sobre o vazamento do inquérito do ataque hacker ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral termina no dia 28 de janeiro.
Leia a matéria completa aqui.
Leia mais notícias no BRI.