Categorias
Economia

Brasil ganha quase 5 milhões de trabalhadores informais em um ano

5 milhões de trabalhadores informais em um ano UOL – A soma de trabalhadores informais no Brasil chegou a 35,6 milhões de pessoas no segundo trimestre, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados nesta terça-feira (31). São 4,8 milhões de pessoas a mais que há um ano (30,8 milhões).

O grupo inclui quem não tem carteira assinada (empregados do setor privado ou trabalhadores domésticos), não tem CNPJ (empregadores ou empregados por conta própria) e trabalhadores sem remuneração. A taxa de informalidade foi de 40,6% da população ocupada no período. No trimestre anterior, havia sido de 39,6% e, no mesmo trimestre de 2020, de 36,9%.

As maiores taxas foram registradas no Pará e do Maranhão, ambos com 60,5%, e as menores, em Santa Catarina (26,9%) e Distrito Federal (30,7%).

A taxa geral de desemprego no país caiu para 14,1% no segundo trimestre, uma redução de 0,6 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre (14,7%). Na comparação com o período de abril a junho do ano passado, houve alta de 0,8 ponto percentual (13,3%).

Apesar da diminuição na taxa, o país ainda soma 14,4 milhões de pessoas na fila em busca de um trabalho.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Novo Código Eleitoral: ‘Cláusula Tabata’ contra ‘partidos paralelos’
LEIA: Lula encontra lideranças do ‘Golpe’ contra Dilma no Nordeste
LEIA: PGR denuncia Roberto Jefferson por racismo e incitação ao crime
LEIA: Agronegócio publica manifesto em defesa da democracia
LEIA: Bolsonaro: “Tenho três alternativas: preso, morto ou vitória”

Recorde de pessoas que gostariam de trabalhar mais horas

O IBGE mostrou que os trabalhadores subocupados por insuficiência de horas trabalhadas —aqueles que trabalham menos horas do que poderiam— chegaram a um número recorde de 7,5 milhões de pessoas, um aumento de 7,3%, com mais 511 mil pessoas. Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, o indicador subiu 34,4%, quando havia no país 5,6 milhões de pessoas subocupadas.

No caso dos desalentados (5,6 milhões), pessoas que desistiram de procurar trabalho devido às condições estruturais do mercado, houve redução de 6,5% em relação ao primeiro trimestre. Mas esse contingente permanece estável na comparação com o segundo trimestre de 2020.

O contingente de pessoas subutilizadas —aquelas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas ou na força de trabalho potencial— foi de 32,2 milhões, uma redução de 3% em relação ao primeiro trimestre (33,2 milhões). A taxa composta de subutilização também foi de 28,6%.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Ciro Gomes ‘explode’ nas redes sociais após chegada de J. Santana
LEIA: Guedes prevê aumento na conta de luz: ‘Não adianta ficar chorando

LEIA: Bolsonaro ‘celebra’ atentado no Afeganistão por afetar Biden, diz jornalista
LEIA: Freixo e Castro estão empatados em pesquisa para governador do Rio

Impeachment? 6 em cada 10 brasileiros desaprovam governo Bolsonaro

Com as crescentes manifestações pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, pesquisa XP/IPESPE divulgada nesta terça-feira (17) aponta que 63% dos brasileiros desaprovam o governo Bolsonaro.

Leia a matéria completa aqui.

LEIA: “Nunca estivemos tão perto de motim bolsonarista na PM”, diz especialista

Ciro Gomes no Canal Livre: ‘Bolsonaro não disputará em 2022’

O Canal Livre deste domingo (15)  recebeu o ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes. Candidato à presidência da República pela quarta vez, ele analisou o atual momento do país e revelou seus planos políticos para a disputa eleitoral de 2022.

Leia a matéria completa aqui.

LEIA: Pacheco rejeita impeachment de Moraes pedido por Bolsonaro

Freixo flerta com PP rumo à eleição para o governo do Rio, diz jornal

Segundo informação da colunista Malu Gaspar em O Globo, está rolando um flerte entre o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) e algumas das principais lideranças do PP nacional e do Rio de Janeiro.

Leia a matéria completa aqui.

LEIA: Motorista pede impeachment de Bolsonaro em posto ao vivo na Record

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile