Share This Article
Lula detonou falta de debates – Um vídeo do arquivo da TV Globo mostra o então candidato Lula (PT), ao lado de outro candidato, Ciro Gomes (PPS), criticando duramente os adversários que se recusavam a participar de debates televisionados, em 1998.
O vídeo foi relembrado por internautas após a notícia de que a CNN Brasil suspendeu seu debate presidencial após ser ignorada por Bolsonaro (PL) e por Lula (PL)
Assista:
“O debate é para você permitir que a sociedade possa fazer juízos de valores sobre as coisas que ela está ouvindo ou assistindo. Isso não se permitiu”, criticou Lula, na época.
Ao lado de Lula, Ciro Gomes concordou com o petista. “Isso aqui é um ato de luta. O que nos une é que nós reclamando (da ausência) do debate”.
Atualmente, porém, só Ciro Gomes defende a realização de debates, enquanto Bolsonaro e Lula desconversam e ignoram convites.
Naquele ano, Fernando Henrique Cardoso foi reeleito no primeiro turno da disputa, o que Lula argumenta que precisa alcançar esse ano para ‘defender a democracia’.
‘Faça o que falo, não o que faço’
Embora agora se negue a comparecer a debate de TV, Lula sempre criticou a ausência dos adversários nos debates presidenciais.
Em 1989, o petista disse que a atitude de Fernando Collor (PRN) fazia “mal à democracia”, mas que ele “não se exporia por não possuir programa e ter uma candidatura pré-fabricada”.
Em 1994, quando FHC ameaçou não ir aos debates, Lula disse que o tucano “adotou a metodologia do Collor de fazer política”.
Já em 1998, disse que “o presidente não quis o debate. Não apenas com os candidatos, não: ele não quis o debate com a sociedade brasileira”.
(Foto: Reprodução)