Share This Article
Agenda de Lula nos EUA inclui encontrar financistas de Wall Street – Após sua volta ao Brasil de giro pela europa, onde encontrou-se com diversos chefes de estado, o ex-presidente Lula começou a preparar sua viagem para, agora, os Estados Unidos, onde irá se encontrar com diversas personalidades, e, talvez, com o presidente Joe Biden.
Segundo Lauro Jardim, no jornal O Globo, em sua coluna, a viagem, que esta programada para acontecer em fevereiro do ano que vem, já tem confirmadas reuniões com o democrata Bernie Sanders, além de um encontro com financistas em Wall Street, onde está localizada a Bolsa de Valores de Nova York.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Esquadrão antibomba atende homem com projétil de canhão no reto
LEIA: Augusto Ribeiro: “Ciro Gomes está emparedado…?”
LEIA: Felipe Neto cobra Lula por voto do PT na PEC do Calote
LEIA: Nelson Marconi: “Aprovação da PEC dos Precatórios mostra opção pelo calote”
A viagem representa uma ameaça ao presidente Bolsonaro e sua equipe. Caso a viagem de Lula aos Estados Unidos repercuta tanto quanto a da europa, certamente ofuscará a imagem do atual presidente, que se afastou da Casa Branca após Donald Trump perder as eleições para Biden e já não dispõe de uma imagem muito boa no cenário internacional.
Sucesso na Europa despertou interesse do Partido Democrata
Os discursos do ex-presidente na Europa, que abordaram temas como a guerra de narrativas contra a extrema-direita, capitaneada por Donald Trump, que se estendeu para o mundo, inclusive com a eleição de Jair Bolsonaro no Brasil, chamaram a atenção de lideranças do Partido Democrata nos EUA.
“Além dessa questão da fome, da desigualdade. Eu saí da cadeia com outra disposição. A questão ambiental não é mais só questão dos ambientalistas. A questão ambiental não é mais do Partido Verde, da classe média sofisticada, intelectual. A questão ambiental é uma questão do povo brasileiro, do povo espanhol, do povo do planeta Terra. Nós só temos ele”, afirmou.
Apesar disso, Lula ainda não formulou nenhum esquema de propostas dentro dos temas abordados publicamente.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Lula janta com Marta Suplicy e Fernando Haddad em SP
LEIA: Plenário do Senado aprova André Mendonça como ministro do STF
LEIA: CCJ do Senado aprova Mendonça para o STF; indicação vai a plenário
LEIA: Deputadas do PT pedem apoio a André Mendonça; Lula não se opõe
O discurso vai ao encontro dos interesses do governo dos Estados Unidos, que está preocupado com os rumos do Brasil e com a questão da Amazônia, do qual quer ter mais controle.
Lula também enfatizou a necessidade de se construir acordos para pesquisas de nações estrangeiras na floresta amazônica.
“O que nós queremos é explorar cientificamente a riqueza da biodiversidade para dela ver se tira alguma coisa para ajudar o povo brasileiro e o povo do mundo”, afirmou.
A programação também inclui palestras em universidades e não está descartado um encontro o ex-presidente Barack Obama que, em 2009, apontou Lula como “o cara”.
Foto: Reprodução
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
Antonio Neto: “Reforma trabalhista foi tragédia anunciada”
“As alterações em mais de cem itens da Consolidação das Leis Trabalhistas, a CLT, foram um ataque sem precedentes aos trabalhadores brasileiros.
Quatro anos após a aprovação da nefasta proposta, o Supremo Tribunal Federal segue julgando suas inúmeras inconstitucionalidades. Duas das alterações mais cruéis já foram derrubadas pelo STF: a permissão para a mulher grávida trabalhar em local insalubre e os empecilhos para o acesso à Justiça gratuita.
O Supremo ainda se manifestará sobre temas importantes, como o teto indenizatório em ações trabalhistas, o trabalho intermitente, o tal acordado sobre legislado e o fim da ultratividade, entre outros temas.”
Leia a matéria completa aqui.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Rússia alerta para chegada de armas e tropas de EUA e OTAN na Ucrânia
LEIA: Petrobras vende refinaria na Bahia pela metade do preço; R$ 10 bi
LEIA: Ministro defende trabalho informal: ‘Flanelinha ganha R$ 4 mil por mês’
LEIA: Ciro Gomes: ‘Moro é muito pior do que Bolsonaro, outro canalha’
Veja mais notícias no BRI.