Share This Article
Guerra no União Brasil – O clima no União Brasil – em meio à eleição de um novo presidente da sigla – é de guerra declarada. O clima, que não era bom, piorou drasticamente após Antônio Rueda vencer a eleição interna para ser o novo mandatário da sigla no dia 29 de fevereiro.
O então presidente do UB, Luciano Bivar, tentou adiar – sem sucesso – o pleito, acusando o agora ex-aliado Rueda de “traidor”. Em comunicado oficial, Rueda disse que as eleições para a executiva nacional do União Brasil “seguiram rigorosamente as diretrizes do estatuto do partido”.
Datafolha aponta empate técnico entre Nunes e Boulos
Até aí, tudo dentro do jogo da disputa partidária. Mas acontecimentos dos últimos dias saíram do campo político para se tornar um caso de polícia. Rueda apresentou uma representação criminal contra Bivar no dia 28 de fevereiro, pedindo que ele seja investigado por suposto crime de ameaça.
Em razão do foro privilegiado de Bivar, que é deputado federal, a polícia pediu ao STF na terça-feira (05) autorização para abertura de investigação contra ele. Rueda acusou Bivar de o ameaçar de morte. Já o atual presidente do União Brasil negou ter feito ameaças e disse que as evidências são “fake”.
“Eu não falei nada disso. Houve uma agressão dele sobre mim, que eu revidei. Não lembro, porque eu não faço gravação de ninguém. De jeito nenhum. Isso tudo é montagem, é uma gravação dele, suscetível a uma série de coisas”, afirmou.
Incêndios e cofre roubado
A crise escalou nos últimos dias e nesta segunda-feira (11), duas casas ligadas a Antônio Rueda foram queimadas, em Pernambuco. Além da residência de Rueda, a casa de sua irmã – eleita tesoureira do União Brasil – também foi incendiada.
Na sequência, o governador de Goiás e aliado de Rueda, Ronaldo Caiado, confirmou que Luciano Bivar fez ameaças ao novo presidente e “disse que ia matar”. “O que vocês estão vendo é o comportamento de um facínora, de um psicopata. Ele achou que poderia decidir tudo sozinho, monocraticamente. Perdeu e não consegue aceitar”, declarou.
Ao ser questionado sobre as declarações de Caiado, Bivar partiu para cima do governador. “Ele (Caiado) é um pigmeu moral. Tudo que ele puder fazer para beneficiar as mutretas do oportunista, como Bolsonaro já disse lá atrás, ele é capaz de fazer. Não é uma palavra que se leva em consideração. Eu não tenho nada a ver com isso”.
O enredo já daria um filme de trama política, mas um novo capítulo ‘estreou’ nesta terça-feira (12). Ao ser questionado sobre a disputa interna, Bivar acusou a mulher de Antônio Rueda de roubar “todo o dinheiro” do cofre que mantém em seu apartamento em Pernambuco.
“São ilações. Por exemplo, a mulher do presidente foi no meu apartamento também e roubou meu cofre. Essas coisas também são acusações. Eu cedi confiantemente o segredo e ela roubou todo o dinheiro”, disse, referindo-se à advogada e empresária Florinda Rueda.
No início da tarde desta terça, Ronaldo Caiado reiterou as acusações contra Bivar e disse que o partido pedirá a cassação do mandato do ex-presidente da sigla.
“O incêndio na casa do advogado Antônio Rueda foi um atentado contra o partido, um crime político. Luciano Bivar agiu como um desqualificado ao fazer ameaças à família e ao novo presidente do partido.”, escreveu o governador de Goiás, acrescentando que a governadora de Pernambuco, prometeu esclarecer o caso o quanto antes.
O clima de guerra e desunião não parece que irá terminar tão cedo no partido que curiosamente, nasceu da fusão entre PSL e Democratas para se chamar União Brasil.
O incêndio na casa do advogado Antônio Rueda foi um atentado contra o partido, um crime político. Luciano Bivar agiu como um desqualificado ao fazer ameaças à família e ao novo presidente do partido.
O União Brasil fará uma representação junto ao TSE para que esse crime seja…
— Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) March 12, 2024
Veja quem são os integrantes da nova comissão executiva nacional do União Brasil:
- Presidente: Antônio Eduardo Gonçalves de Rueda
- 1º Vice-Presidente: ACM Neto
- 2º Vice-Presidente: Pedro Lucas Andrade Fernandes Ribeiro
- 3º Vice-Presidente: Elmar José Vieira Nascimento
- 4º Vice-Presidente: Moses Haendel Melo Rodrigues
- 5º Vice-Presidente: Ronaldo Ramos Caiado
- 6º Vice-Presidente: Marcio Correia de Oliveira
- 7º Vice-Presidente: Efraim de Araújo Morais Filho
- 8º Vice-Presidente: Milton Leite da Silva
- Secretário-Geral: David Samuel Alcolumbre Tobelem
- Secretário-Geral-Adjunto: José Agripino Maia
- Tesoureira: Maria Emilia Gonçalves de Rueda
- Tesoureiro-Adjunta: Fabio Luiz Schiochet Filho
(Com informações de Metrópoles e O Globo)
(Foto: Montagem/Reprodução)