Compartilhe-nos
A grande mídia repete a receita da tragédia. Tentam impor uma composição oportunista e eleitoreira goela abaixo como se a única causa da Crise Nacional fosse Bolsonaro. Não é! Bolsonaro é a consequência trágica daquilo que os governos pós redemocratização produziram.
Tirar Bolsonaro é parte central da solução? Com certeza! Por isso fomos às ruas pelo impeachment mesmo com a omissão daqueles que hoje posam de libertadores do Brasil. Mas só tirar Bolsonaro não basta, se as causas que nos levaram a essa tragédia não forem enfrentadas, a história vai se repetir como farsa. A unidade das forças políticas deveria ser consequência da construção programática e de objetivos pragmáticos. Foi assim na redemocratização. Fora disso não passa de ajuntamentos pelo poder.
Ciro Gomes incomoda, pois nunca se submeteu a esse expediente oportunista pelo poder. Ciro nunca mudou de lado, o seu projeto em defesa de um Brasil justo, democrático e soberano continua intacto. É alvo, pois é o último respiro daqueles que encararam o establishment.
Ciro Gomes é um revolucionário e suas armas são suas ideias. Não há nada mais perigoso para aqueles que querem conservar um modelo econômico de injustiças e um modelo político de clientelismo do que um rebelde com a esperança com ideias, que propõe mudar o que está aí.
Inviabilizar Ciro não passa apenas pela questão eleitoral. O candidato trabalhista tem representado uma força política questionadora capaz de semear uma geração de jovens que não vão aceitar a imobilização e o conformismo com o sistema imposto pelas classes dominantes.
Eleger Ciro e colocar um Projeto Nacional de Desenvolvimento no centro da discussão nacional pode ser a última grande contribuição que a minha geração poderá deixar para o Brasil.
Vamos com rebeldia e esperança! Vamos com Ciro Gomes!
Antonio Neto é presidente do PDT São Paulo, presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros e do SINDPD-SP