Categorias
Brasil

Anvisa revela dois casos da variante Ômicron no Brasil

Anvisa revela dois casos da variante Ômicron no Brasil – CNN – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta terça-feira (30) que serão enviadas para análise laboratorial confirmatória as amostras de dois brasileiros que, preliminarmente, apresentaram resultado laboratorial positivo para a variante Ômicron da Covid-19, após testagem realizada pelo laboratório Albert Einstein.

Segundo a Anvisa, a testagem foi feita em um passageiro vindo da África do Sul, que desembarcou no aeroporto de Guarulhos no dia 23, com resultado de exame RT-PCR negativo, com vistas a se preparar para a viagem de regresso à África do Sul, procurou o laboratório localizado no aeroporto no dia 25, para – já na companhia de sua esposa – realizar o teste de RT-PCR requerido para o retorno. Naquele momento, ambos testaram positivo para a Covid-19 e o fato foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Lula e Alckmin desmarcam reunião marcada para esta quarta
LEIA: PDT quer recuperar direitos trabalhistas perdidos com Ciro eleito
LEIA: Vereador do PT é preso em Fortaleza por tentativa de feminicídio
LEIA: Bolsonaro retira indicação de Crivella para embaixada na África

Segundo informações do âncora da CNN Kenzô Machida, o casal já está em isolamento domiciliar, apresenta sintomas leves da Covid-19 e não tem histórico de vacinação. Após o resultado positivo, o laboratório Albert Einstein realizou o sequenciamento genético das amostras, notificou a Anvisa sobre os resultados e sobre o início dos procedimentos para sequenciamento genético nesta segunda-feira (29).

Nesta terça-feira (30), no entanto, o laboratório informou que, em análises prévias, foi identificada a variante Ômicron. De acordo com os protocolos nacionais, o material deve ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para fins de confirmação do sequenciamento genético. A Anvisa também já informou o Ministério da Saúde e as secretarias de Saúde estadual e municipal de São Paulo sobre sobre a identificação preliminar para adoção das medidas de saúde pública pertinentes.

Segundo a agência, a entrada do passageiro no Brasil ocorreu no dia 23, ou seja, antes da notificação mundial sobre a identificação da nova variante, que foi relatada pela primeira vez à Organização Mundial de Saúde (OMS) pela África do Sul no dia 24.

Na última sexta, diante dos casos mundiais da variante Ômicron, a Anvisa recomendou medidas restritivas para voos e viajantes procedentes da África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. No sábado (27), uma portaria interministerial do governo federal proibiu voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem por estes países.

3º caso em investigação
A investigação de um terceiro caso está em andamento no Instituto Adolfo Lutz. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de SP, o sequenciamento genético se refere a um caso comunicado à Vigilância no domingo (28). O passageiro veio da Etiópia e não apresentava sintomas, mas, por ter visitado a África do Sul, fez teste no aeroporto de Guarulhos. Ele segue em isolamento e monitoramento desde o desembarque.

Foto: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Ciro Games recebe humorista André Marinho na noite desta terça
LEIA: Bolsonaro se filia ao PL, 9º partido da carreira política
LEIA: Opinião: “Petistas, parece que o jogo virou, não é mesmo?”
LEIA: Orçamento Secreto é aprovado com voto decisivo de senador do PT

RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA

Telegram: AQUI
Whatsapp: AQUI

OUTRAS NOTÍCIAS:
ASSISTA: Vídeo: Em CPI, Kajuru pede convocação de piloto morto em acidente
LEIA: Opinião: “Por que o goleiro Weverton não pode agradecer a Deus?”
LEIA: Antonio Neto: “Reforma trabalhista foi tragédia anunciada”
LEIA: Thomas Piketty: “Situação semelhante levou à Revolução Francesa”

Guedes tem medo de apanhar no supermercado, dizem aliados

Embora tenha sido “salvo” pelo presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Economia Paulo Guedes segue reclamando nos bastidores da articulação de integrantes da ala política do governo para derrubá-lo do cargo.

Leia a matéria completa aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Opinião: “Trabalhistas brasileiros estão com a Palestina livre!”
LEIA: No PL, Tiririca é o deputado que mais vota contra Bolsonaro
LEIA: Salvador cancela festa de réveillon; nova onda de covid
LEIA: Mulher presa xingou Bolsonaro de ‘Noivinha do Aristides’; entenda

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile