Share This Article
Bolsonarismo ganha milhares de seguidores robôs – Na sequência do anúncio da compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk, perfis da extrema-direita no Brasil tiveram um aumento súbito de novos seguidores.
Tais perfis têm características de ‘bots’, os famosos robôs.
Elon Musk é ardoroso defensor da liberdade de expressão e de menos moderação nas redes sociais, e já deu declarações defendendo um Golpe de Estado na Bolívia.
O conselho do Twitter aceitou a proposta de Musk para adquirir a rede social por cerca de R$ 214 bilhões. Segundo o Programa Alimentar Mundial da ONU, essa quantia poderia salvar mais de 300 milhões de pessoas da fome.
A denúncia é de Christopher Bouzy , fundador do site Bot Sentinel, plataforma criada para combater a desinformação.
O site analisou contas de políticos americanos e da rede de extrema-direita ligada ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
Bolsonaro ganhou 65 mil novos seguidores desde a segunda-feira (25) e desses perfis, 61,299 foram criados desde a própria segunda, segundo Bouzy.
Veja a lista com os perfis criados aqui.
“Me perguntam se essas novas contas que passaram a seguir Bolsonaro são orgânicas e a resposta curta é não. Eu não acredito que dezenas de milhares de brasileiros decidiram criar novas contas ao mesmo tempo para segui-lo porque Elon Musk comprou o Twitter”, explicou Bouzy.
Movimentação similar foi identificada em contas de Twitter dos filhos e de políticos aliados de Bolsonaro, como a deputada federal Bia Kicis (21.886 novos seguidores), Carla Zambelli e Carlos Bolsonaro (25.899 cada), e Flávio Bolsonaro (16.884).
“Isso comprova que esse grupo mais radical gosta de trabalhar com fake news e não querem qualquer tipo de situação que controle as mentiras”, comentou o deputado Aliel Machado (PV-PR), presidente da Comissão de Ciência e tecnologia da Câmara dos Deputados.
(Com informações de Vanessa Lippelt em Congresso em Foco)
Foto: reprodução