Bolsonaro encerrou expediente antes de 18h – Brasil de Fato – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) encerrou o expediente antes das 18h em 29 das 34 sextas-feiras de 2021. O levantamento considerou o horário de encerramento última reunião feita pelo mandatário.
A proporção dos “sextou” presidenciais antes do horário comercial corresponde a 85% das sextas-feiras de 2021. Desde o início do ano, a última reunião de Bolsonaro acabou às 16h ou antes em 16 oportunidades. Em seis datas, ele encerrou as atividades antes mesmo do meio-dia.
A metodologia da sistematização não considerou dois cultos e dois jantares com a presença do presidente que foram adicionados pelo gabinete pessoal de Bolsonaro à agenda oficial, e que foram finalizados após às 18h de sexta-feira, além de deslocamentos aéreos e terrestres.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: TSE analisa possível anulação da eleição de Bolsonaro e Mourão
LEIA: Bolsonaro: “Tenho três alternativas: preso, morto ou vitória”
LEIA: Ciro Gomes ‘explode’ nas redes sociais após chegada de J. Santana
Nos últimos meses, Bolsonaro tem utilizado os últimos dias da semana para viajar a outros estados. Em algumas ocasiões, se desloca no início da sexta-feira. Em outras, apenas no final do dia.
Das três oportunidades que o presidente sequer trabalhou às sextas-feiras em 2021, duas foram feriados (Finados e Corpus Christi). Em 20 de agosto, um dia útil, Bolsonaro não registrou nenhum compromisso oficial. O dia 1 de janeiro, feriado de Ano Novo, não foi considerado.
O Brasil de Fato procurou o Palácio do Planalto para verificar se o presidente deseja comentar o levantamento feito pela reportagem. Se houver resposta oficial do governo, a nota será adicionada imediatamente ao texto.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Guedes prevê aumento na conta de luz: ‘Não adianta ficar chorando
LEIA: Bolsonaro ‘celebra’ atentado no Afeganistão por afetar Biden, diz jornalista
LEIA: Freixo e Castro estão empatados em pesquisa para governador do Rio
LEIA: CPI: Justiça quebra sigilo da Precisa sobre o escândalo Covaxin
“Preciso de Férias”
Na manhã dessa quarta-feira (25), em conversa com apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada, o presidente afirmou que “quer tirar férias”. O comentário foi feito após um simpatizante dizer a frase “Bolsonaro para sempre”.
Uma reportagem da Carta Capital publicada em julho mostrou que o presidente trabalhou, em média, menos de três horas por dia em junho. Durante oito dias, Bolsonaro não teve nenhum compromisso na agenda oficial, apontou a revista.
Uma página do Twitter chamada “Agenda do Jair” monitora os compromissos do presidente publicados em sua agenda oficial. Em função da irrelevância de determinados compromissos cumpridos pelo presidente, os administradores o identificam como “vereador federal”.
O robô denominado “O Presidente trabalhou hoje?”, com nome de usuário @bot_agenda_pr, também no Twitter, diariamente calcula as horas trabalhadas por Bolsonaro e divulga na rede social
Impeachment? 6 em cada 10 brasileiros desaprovam governo Bolsonaro
Com as crescentes manifestações pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, pesquisa XP/IPESPE divulgada nesta terça-feira (17) aponta que 63% dos brasileiros desaprovam o governo Bolsonaro.
Leia a matéria completa aqui.
LEIA: Candidatura de Moro em 2022 seria barrada por novo Código Eleitoral
LEIA: Lula ‘recebe’ Bíblia de pastor da ‘Cura Gay’; deputado se diz ‘ex-gay’
LEIA: Paulo Guedes comenta aumento na energia elétrica: “Qual o problema?”
Ciro Gomes no Canal Livre: ‘Bolsonaro não disputará em 2022’
O Canal Livre deste domingo (15) recebeu o ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes. Candidato à presidência da República pela quarta vez, ele analisou o atual momento do país e revelou seus planos políticos para a disputa eleitoral de 2022.
Leia a matéria completa aqui.
LEIA: “Nunca estivemos tão perto de motim bolsonarista na PM”, diz especialista
LEIA: Pacheco rejeita impeachment de Moraes pedido por Bolsonaro
LEIA: Motorista pede impeachment de Bolsonaro em posto ao vivo na Record
LEIA: Parte do Centrão já admite derrota de Bolsonaro em 2022
Freixo flerta com PP rumo à eleição para o governo do Rio, diz jornal
Segundo informação da colunista Malu Gaspar em O Globo, está rolando um flerte entre o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) e algumas das principais lideranças do PP nacional e do Rio de Janeiro.
Leia a matéria completa aqui.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Mourão provoca: ‘Todo mundo tem uma estratégia até levar 1º murro na cara’
LEIA: Flávio Bolsonaro vota contra projeto anticorrupção; Senado aprova
LEIA: PDT aciona Ministério Público contra ‘atos golpistas’ no 7/9
LEIA: Martha Rocha sobre eleições do RJ: “O momento é de Rodrigo Neves”
Veja mais notícias no BRI.