Share This Article
Bolsonaro mandou entregar FNDE para o Centrão – O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub disse em entrevista nesta terça-feira (12) que recebeu uma ordem direta do presidente Jair Bolsonaro (PL) para “entregar” o comando do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o centrão.
O centrão é o bloco parlamentar que reúne o atual partido do presidente e a sigla do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP).
Escândalo na MEC teve propina na compra de Bíblias, diz reportagem
A determinação teria ocorrido em março de 2020 e concretizada em junho, com a nomeação de Marcelo Lopes da Ponte como presidente do FNDE.
Weintraub disse que tentou adiar o cumprimento da ordem e que queria que o órgão ficasse submetido não só à sua pasta, mas também à Casa Civil e à Economia, mas afirmou que o então titular da Casa Civil, Walter Braga Netto, não concordou com a medida.
“Quem vai me dar uma ordem dessas? O meu chefe. Ele falou: você vai ter que entregar o FNDE pro Centrão e eu falei: presidente, não faça isso. E eu fiquei adiando o máximo que eu podia, fiquei adiando. Eu subi toda a governança, as regras, do processo decisório do FNDE. Quem tem inclusive fazer um conselho, um board, decisório pro FNDE não ficar o presidente do FNDE não se reportar ao ministro da Educação, se reportar o ministro da Economia e o da Casa Civil. Na época era o Braga Netto. Tentei, o Braga Netto não quis”, afirmou o ex-ministro.
(Com informações da CNN Brasil)
Foto: Marcos Corrêa/PR