Categorias
Mundo

Bolsonaro vai à ONU com PCR e diz que “falará verdades”

Bolsonaro vai à ONUCorreio Braziliense – O presidente Jair Bolsonaro embarcará neste domingo (19/9) para Nova York onde participará da abertura da 76ª sessão da Assembleia-Geral da ONU. O chefe do Executivo levará uma comitiva de 18 pessoas, incluindo a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, ministros e o filho, deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Viajam também os ministros Carlos Alberto França (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional GSI), Joaquim Leite (Meio Ambiente), Anderson Torres (Segurança Pública), Gilson Machado (Turismo), Marcelo Queiroga (Saúde), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência); além do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães,

O secretário especial de Assuntos Estratégicos, o almirante Flávio Viana Rocha, também foi confirmado.

O embaixador do Brasil nos EUA, Nestor José Forster, embarcará junto à comitiva com Ronaldo Costa Filho, representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas.

Bolsonaro também confirmou a presença do advogado Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch, assim como os interpretes Paulo Matao, Claudia Chauvet e Rachel Bezerra.

OUTRAS NOTÍCIAS:
ASSISTA: Vídeo: Homem joga bomba no Consulado da China no RJ
LEIA: Médicos denunciam Prevent Senior: “Pacientes tomaram ‘kit covid’ sem saber”
LEIA: Moraes suspende portaria de Bolsonaro que dificulta rastreio de armas
LEIA: PDT convida Datena para disputar governo de SP ou ser vice de Ciro
LEIA: Datafolha: Ciro Gomes mantém aproximação a Bolsonaro e chega a 12%

O Escalão Avançado da Presidência (Escave), que prepara a ida do presidente antes de sua chegada, já está na cidade americana.

No meio da semana, as comitivas estrangeiras que participarão da reunião da ONU receberam a orientação de que todos os participantes precisarão apresentar o comprovante de vacinação contra a covid-19 para participar do evento, que ocorrerá nas instalações em Nova York.

No entanto, a exigência não se aplica a chefes de Estado como Bolsonaro, que deverá apresentar um teste PCR negativo em vez do imunizante. Apesar de estar dentro do grupo de risco, aos 66 anos, o chefe do Executivo brasileiro ainda não tomou a vacina.

Já ao circular pela cidade de Nova York, o chefe do Executivo pode ter problemas já que, desde o começo da semana, a prefeitura passou a fiscalizar a regra que exige comprovante de vacinação para entrar na área fechada de bares e restaurantes, por exemplo.

Caso contrário, só é possível realizar refeições na área externa.

Live

Nessa quinta-feira (16), durante transmissão da rotineira live semanal, o presidente disse que só irá decidir sobre sua imunização posteriormente. Ele alega que será “o último brasileiro a se vacinar”, para deixar vacinas para quem quiser.

“O que acontece, você toma vacina para quê? Para ter anticorpos. Não é isso? A minha taxa de anticorpos está lá em cima. […] Estou bem, vou tomar a vacina, a CoronaVac, por exemplo, que não vai chegar a essa efetividade? Para quê que eu vou tomar? Todo mundo já tomou vacina no Brasil? Depois que todo mundo tomar, vou decidir meu futuro aí” – Jair Bolsonaro

O ministro Marcelo Queiroga, presente na live, reafirmou que Bolsonaro precisa se vacinar. “Tem que fazer os anticorpos neutralizantes, senhor presidente. O senhor está bem, mas o senhor precisa se vacinar”, rebateu.

Marco temporal

Sobre o assunto que deverá abordar no discurso na ONU, o presidente disse que falará sobre uma possível insegurança alimentar caso o marco temporal seja aprovado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“O que eu devo falar lá? Algo nessa linha: se o marco temporal for derrubado [pelo STF], se tivermos que demarcar novas terras indígenas, hoje em dia temos aproximadamente 13% do território nacional demarcado como terra indígena já consolidada, caso tenha-se que levar em conta um novo marco temporal, essa área vai dobrar”, alegou sem citar a fonte das informações.

“A gente espera que o STF mantenha esse marco temporal lá de trás, de 1988. Para o bem do Brasil e para o bem do mundo também. Tem gente lá fora pressionando por um novo marco temporal, para demarcar mais uma área equivalente à da Alemanha e da Espanha. Vai ter reflexo lá fora também”, repetiu.

‘Verdades’

Nesta sexta-feira, a apoiadores, Bolsonaro confirmou que viajará no domingo, mas ironizou a imprensa a cerca dos demais assuntos que deverão ser tratados em sua fala à ONU este ano. “A imprensa quer saber o que eu vou falar lá. Vai descobrir na televisão na terça-feira (21). Agora, não vou mostrar o que é, né, porque vão distorcer”, disse rindo.

Em viagem a Arinos (MG), o presidente apontou: “Podem ter certeza, lá teremos verdades, lá teremos realidade sobre o que é o nosso Brasil e sobre o que nós representamos verdadeiramente para o mundo”.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: PF faz busca e apreensão na Precisa, empresa na mira da CPI da Covid
LEIA: Ciro, Alckmin, Kim, Boulos; Congresso da CSB ensaia Frente Ampla contra Bolsonaro
LEIA: 50 anos da morte de Lamarca: Bolsonaro mente sobre ter ‘caçado’ guerrilheiro
ASSISTA: Vídeo: Deputado reclama de Arthur Lira e solta; “Que filho da p…”
LEIA: Ciro Gomes e Mandetta ensaiam chapa para as eleições de 2022

RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA

Telegram: AQUI
Whatsapp: AQUI

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Ciro é elogiado em debate com juristas e empresários: “Visão estratégica”
LEIA: STF cria precedente de que ‘rachadinha’ é motivo de inelegibilidade
LEIA: Do PCdoB, ex-ministro da Dilma detona PT após ‘boicote’ a ato
LEIA: Após críticas a PDT e PCdoB, PT e PSOL buscam centro e direita para atos
LEIA: Líder do PP reapresenta emenda eleitoral que tiraria Moro de 2022

Randolfe Rodrigues envia notícia-crime contra Bolsonaro ao STF

Vice-presidente da CPI da Covid, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ingressou com uma notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Supremo Tribunal Federal (STF) por conta das ações e dos discursos golpistas de Bolsonaro durante as manifestações do 7 de setembro ocorridas em Brasília e em São Paulo.

Leia a matéria completa aqui.

LEIA: Antonio Neto: “Porque decidi ir ao ato do 12 de setembro”
LEIA: Com exceção da CUT, centrais sindicais se juntam a atos pelo impeachment
ASSISTA: Vídeo: Homem filma bolsonaristas recebendo R$ 100 para ir ao 7/9
LEIA: STF avisa Zé Trovão: ‘Ou se entrega ou será preso e extraditado’
LEIA: Frente Ampla histórica exige impeachment de Bolsonaro nas ruas

O efeito colateral do golpismo de Jair Bolsonaro chegou rápido: Hamilton Mourão e Arthur Lira, ambos na linha de sucessão da Presidência, estão de antenas ligadas. Quem esteve com o vice diz que a paciência dele se esgotou e que ele estaria disposto a ir para o tudo ou nada contra Bolsonaro, mas sofre forte pressão do presidente.

Leia a matéria completa aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Lideranças de 18 partidos fazem ato pela democracia nesta quarta
LEIA: Moraes a Temer: Provas contra Bolsonaro são “muito contundentes”
LEIA: STF anula condenação de Cunha por Moro e envia ação para o RJ
LEIA: CPI da Covid convoca ex-mulher de Bolsonaro, Ana Cristina Valle

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile