Share This Article
O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) divulgou nesta segunda-feira (12) um novo trecho do áudio de uma conversa com o presidente Jair Bolsonaro sobre a CPI da Covid, em que Bolsonaro xinga o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e ameaça agredi-lo.
Randolfe foi autor do requerimento para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a fim de apurar eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia da Covid-19.
Em uma rede social, Randolfe afirmou que não se intimidará com a ameaça de Bolsonaro e que a “violência costuma ser uma saída para os covardes que têm muito a esconder”.
A violência costuma ser uma saída para os covardes que têm muito a esconder. Não irão nos intimidar! Especialmente porque sabemos que a fraqueza desse governo está em todos os âmbitos.
Nossa única briga será pelo povo! Pela vacina e por comida na mesa!https://t.co/3uke2KpFuK
— Randolfe Rodrigues 💉👓 (@randolfeap) April 12, 2021
Kajuru divulgou no domingo, nas redes sociais, um primeiro trecho da conversa que teve por telefone com Bolsonaro, que foi gravada pelo senador. Kajuru afirmou que avisou Bolsonaro sobre a gravação antes de divulgar o áudio do telefonema. Segundo ele, o presidente não se opôs.
Nesta segunda, durante entrevista à Rádio Bandeirantes, ele reproduziu mais uma parte do diálogo, na qual diz que não participará da CPI caso a apuração seja “revanchista”. Bolsonaro, então, falou:
“Mas se você não participa, daí a canalhada lá do Randolfe Rodrigues vai participar. E vai começar a encher o saco. Daí, vou ter que sair na porrada com um bosta desse”.
Decisão de Barroso
Na semana passada, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Senado instale a CPI. Desde então, Bolsonaro e aliados trabalham para que a comissão apure também a atuação de governadores e prefeitos na pandemia.
Kajuru é favorável a incluir prefeitos e governadores entre os alvos da CPI – já tramita um requerimento no Senado nesse sentido.
No trecho da ligação divulgado no domingo, Bolsonaro cobrou do senador que a CPI só vai investigar o governo federal e disse temer que o relatório da comissão seja – nas palavras do presidente – “sacana”.
Na conversa, Bolsonaro pressionou Kajuru a fazer pedidos de impeachment de ministros do STF.
Fonte: G1
Senador do PT se diz contrário à CPI da Covid
O senador Jaques Wagner, do PT da Bahia, se manifestou contra a criação da *CPI da Covid*, cuja instalação foi determinada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF, para investigar possíveis crimes de Jair Bolsonaro no enfrentamento à pandemia de coronavírus.
“Não vou contestar decisão judicial. Mas sigo com a mesma posição: nossas energias, nesse momento, precisam estar voltadas para garantir vacina para toda a população. Nada é mais prioritário”, diz.
“Depois vamos atrás de responsabilizar os culpados, o que não será muito difícil, já que o presidente da República é réu confesso, insensato e insensível diante do sofrimento do povo brasileiro”.
Wagner é o único dos seis senadores petistas a não assinar o requerimento da Comissão Parlamentar de Inquérito. Leia a matéria completa aqui.
Pedro Cardoso defende candidatura de Ciro e cogita 2º turno contra Lula
O ator Pedro Cardoso publicou um vídeo nesta manhã onde defende a candidatura de Ciro Gomes (PDT) à presidência da República e cogita um possível 2º turno contra Lula (PT), o que representaria “dois candidatos não fascistas” disputando o maior cargo político do país. Veja a matéria completa aqui.
Veja mais notícias no BRI.