Share This Article
Brasileiro se casou mais em 2021 – Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil registrou um aumento de 23,2% no número de casamentos em 2021, totalizando 932 mil uniões.
Vale ressaltar que o ano anterior foi bastante impactado pela pandemia de covid-19, o que gerou mais medidas de isolamento social, resultando no pior desempenho para o registro de casamentos.
Presa no trânsito, mulher tem filho dentro de carro no Recife
No entanto, apesar do aumento no número de casamentos, o brasileiro também se divorciou como nunca antes, com 386 mil pedidos de divórcio em 2021, estabelecendo um novo recorde da série histórica que é feita desde 1984.
É importante notar que o número de casamentos no país vem apresentando queda ao longo dos anos, apesar do aumento em 2021. É válido destacar ainda que os dados mencionados se referem apenas às uniões civis registradas, não incluindo as uniões estáveis.
Além disso, as mudanças na legislação brasileira podem ter contribuído para o aumento no número de divórcios. Em 2020, foi promulgada uma lei que permite o divórcio em cartório, o que tornou o processo de divórcio mais simples e acessível para muitas pessoas.
Embora o aumento no número de divórcios possa ser preocupante, é importante lembrar que o divórcio pode ser uma opção saudável e necessária para muitos casais. O divórcio pode permitir que as pessoas saiam de relacionamentos tóxicos ou insatisfatórios e sigam em frente com suas vidas.
Casamentos homoafetivos
Algo relevante é o aumento percentual de casamentos homoafetivos, que registrou uma alta de 43% em relação a 2020.
Esses matrimônios passaram a ser inseridos na pesquisa em 2013.
“Nos casamentos civis entre cônjuges solteiros de sexos distintos, com 15 anos ou mais, a diferença das idades médias ao contrair a união foi de aproximadamente 2 anos, sendo que os homens se casaram, em média, aos 30,9 anos, e as mulheres, aos 28,5 anos de idade”.
Ao longo dos anos, o brasileiro passou a se divorciar mais em relação ao número de casamentos.
“Tínhamos 10 divórcios para cada 30 casamentos, e agora essa média é 10 a cada 24”, explica Klívia Brayner de Oliveira, gerente da Pesquisa de Registro Civil do IBGE
No geral, o aumento no número de casamentos e divórcios no Brasil reflete as mudanças sociais e culturais em andamento no país.
(Com informações de UOL)
(Foto: Reprodução)