Categorias
Economia

Castillo reativa estatal Petroperú; guerra aos preços de combustíveis

Castillo reativa estatal Petroperú – O presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciou nesta segunda-feira (27) o retorno da Petroperú às atividades de produção de petróleo e gás, após 25 anos, com a retomada das operações no Bloco 1 da bacia de Talara, na região de Piura.

“Hoje a indústria de hidrocarbonetos em nosso país dá um passo importante para o benefício de todos os peruanos. Até a década de 90, a Petroperú tinha capacidade operacional e técnica e chegava a produzir 187 mil barris por dia, mas as privatizações que todos conhecemos paralisaram o desenvolvimento da estatal em detrimento do país ”

O Bloco I produz atualmente cerca de 540 barris por dia (BPD) de óleo, mais de três milhões de pés cúbicos de gás e 130 barris por dia de gás natural líquido. Além disso, possui 99 poços perfurados e requer um investimento de 136 milhões de dólares.

“O retorno da Petroperú às atividades produtivas vai começar com a operação do Lote 1 e, nos próximos meses, seguirá com os lotes 192 e 64, ambos na região de Loreto, cujos processos de contratação estão em andamento”, afirmou.

Castillo frisou que, com a exploração destes lotes, será assegurada parte do crude que a Refinaria Nova Talara irá necessitar para a produção de combustíveis de qualidade, utilizando tecnologia de ponta.

“Em abril do próximo ano, a estatal planeja iniciar o start-up seguro e progressivo deste importante complexo que será um dos mais importantes e modernos da América, o que permitirá a produção, bem próximo a este lote, 95 mil barris por dia de gasolina, diesel e outros combustíveis com baixo teor de enxofre ”, frisou.

Ele destacou que a operação da Refinaria Nova Talara terá um impacto significativo nos preços de venda dos combustíveis que a Petroperú vai produzir para abastecer o mercado nacional, declarando ‘guerra’ às altas nos preços da gasolina e do diesel no país.

“Hoje mudamos a história, abrindo caminho para o retorno bem-sucedido da Petroperú às suas atividades de produção de óleo e gás na bacia de Talara, após 25 anos. É um fato de enorme importância para a estatal e para o nosso país. Esta medida terá – num futuro próximo – um impacto significativo nos preços de venda dos combustíveis que Petroperú produzirá para abastecer o mercado nacional, em benefício de milhões de famílias peruanas.”

No Brasil, Ciro Gomes defende mesmo caminho

O pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) tem defendido reiteradamente uma mudança na política de preços de combustíveis da Petrobras para abaixar o valores dos litros do petróleo e do gás no país.

Além disso, o ex-ministro também defende um processo de ‘renacionalização‘  da produção de petróleo e gás no país, cessando ás privatizações no setor.

Privatizações estas que levaram o Peru à sua crise energética que Castillo agora tenta reverter.

Com informações traduzidas de gob.pe.

Foto: Divulgação

Leia mais notícias no BRI.

RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA

Telegram: AQUI
Whatsapp: AQUI

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile