Share This Article
1º de Maio pela Vida – No Brasil também houve manifestações neste Dia do Trabalhador, data em que as centrais sindicais organizaram o ‘1º de Maio pela Vida’.
Em Curitiba, o ato teve carreata e pedidos por vacina para todos os brasileiros. Em Salvador, cruzes em frente ao Farol da Barra para lembrar as vítimas da Covid-19, que também foram homenageadas em pontos turísticos de Florianópolis, como na Ponte Hercílio Luz.
No Rio de Janeiro, um pedido por vacina e por comida estampado nos Arcos da Lapa. Em Porto Alegre e em Campo Grande, os participantes pediram retorno do auxílio emergencial de R$ 600 até o fim da pandemia. Vinte toneladas de alimentos vindos de acampamentos e assentamentos do MST foram doadas para famílias pobres em Recife.
E, em São Paulo, a Força Sindical distribuiu 15 toneladas de alimentos na favela de Heliópolis. O Vale do Anhangabaú, na capital paulista, tradicionalmente palco das comemorações do 1º de Maio, ficou vazio.
Pelo segundo ano consecutivo, as centrais sindicais organizaram um evento pela internet, com shows de artistas e exibição de mensagens de políticos de diferentes correntes e partidos. Participaram do ‘1º de Maio pela Vida’ os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff, assim como o ex-ministro Ciro Gomes e o deputado federal Baleia Rossi.
Tal como em 2020, as mensagens destacaram a necessidade de união para vencer os problemas do país. Houve muitas críticas ao presidente Jair Bolsonaro e à forma como o governo federal tem conduzido a pandemia.
Ciro Gomes
“Só sairemos deste círculo vicioso se construirmos juntos um novo projeto nacional de desenvolvimento, capaz de despertar e mobilizar as nossas energias produtivas e criativas mais profundas. Se desenharmos juntos novas formas mais eficientes, e mais duradouras, de diminuição das desigualdades, da miséria, e do desemprego, e não nos iludirmos com fogos de palha, que rapidamente queimam nossas esperanças”.
Fernando Henrique Cardoso
“Eu diria que a questão fundamental no nosso país hoje é reabrir a economia de modo tal que ela possa permitir que tenhamos trabalho, renda para nossas famílias. Depois educação, que também é fundamental. Então, nesse dia tão especial, eu desejo a todos as organizações que patrocinam esse 1º de maio, que nós tenhamos um futuro mais auspicioso, com mais trabalho, com mais possibilidades de viver o melhor, não só individualmente, mas familiarmente”.
Lula
“O Brasil, o povo, as trabalhadoras e os trabalhadores, as crianças, os jovens, os aposentados, não deveriam estar passando por tanto sofrimento. A minha indignação diante de tanta injustiça é muito grande. Mas ainda maior do que a minha indignação é a minha confiança no povo brasileiro. Ele é maior do que essa gente que está destruindo nosso país. O Brasil vai dar a volta por cima”.
Dilma Rousseff
“Neste 1º de Maio, vamos lutar pela reconstrução do Brasil e sabemos que isto deve começar pela garantia de vacina pública e gratuita para todos, uma renda emergencial digna de, no mínimo R$ 600, extinção da emenda do teto de gastos e defesa intransigente da soberania nacional”.
Baleia Rossi
“Se o Brasil tem prosperidade, devemos aos trabalhadores e trabalhadoras que sempre lutaram para colocar o Brasil nos trilhos. Vamos retormar uma agenda de desenvolvimento do Brasil. O que importa no pós-pandemia é o país voltar a se desenvolver”.
Fonte: Fantástico/G1
Ciro Gomes mobiliza lideranças para um “projeto estratégico de nação”
Ciro Gomes, pré-candidato a presidente da República pelo PDT, reforçou, nesta sexta-feira (30), o anseio de reunir as forças democráticas em torno de um “projeto estratégico de nação” que supere os retrocessos do governo Bolsonaro e coloque o Brasil no caminho do progresso econômico socialmente responsável.
Leia a matéria completa aqui.
Aécio Neves é contra candidatura do PSDB em 2022, diz revista
Um grupo do PSDB liderado por Aécio Neves trabalha contra o lançamento de candidato do partido ao Palácio do Planalto em 2022, informa a Revista Crusoé.
Leia a matéria completa aqui.
Lupi ‘convoca’ Antonio Neto a vir como deputado federal de SP em 22
Na manhã deste sábado (01), Dia do Trabalhador, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ‘convocou’ o líder trabalhista Antonio Neto para disputar o cargo de deputado federal pelo partido por São Paulo em 2022.
Leia a matéria completa aqui.
Mandetta fala sobre Ciro: “Conversamos e nos entendemos” sobre 2022
Apesar das diferenças de ideologias políticas, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) contou que se entendeu com o ex-governador Ciro Gomes (PDT). Mandetta revelou, nesta sexta-feira (30/4), durante live da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que Ciro também está presente.
Leia a matéria completa aqui.
Kalil: ‘Eu estou realmente p… com tudo o que está acontecendo’
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), está “p… com tudo que está acontecendo”, e espera que o “centro” encabeçado por lideranças como Ciro Gomes (PDT), Márcio França (PSB) e Henrique Mandetta (DEM), ganhe a “guerra” contra o negacionismo.
Leia a matéria completa aqui.
Ciro Gomes (PDT) e Boulos (PSOL) almoçam para discutir eleições de 2022
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT e Guilherme Boulos (PSOL) almoçaram juntos nesta sexta-feira (30) para discutir as eleições de 2022. Completando a mesa, o presidente nacional do PDT Carlos Lupi e Juliano Medeiros mandatário do PSOL.
Leia a matéria completa aqui.