Share This Article
China vai construir sua versão do Starlink – Em 2024, a China começará a construir a sua versão do norte-americano Starlink, constelação de satélites que utilizam a órbita baixa da Terra para oferecer serviços de internet. A ideia do governo chinês é lançar cerca de 26 mil satélites para cobrir o mundo inteiro.
A iniciativa será liderada por empresas estatais do gigante asiático. Com o crescimento do uso da tecnologia de satélites para fins militares e de comunicação, a China quer criar sua própria rede para competir com os Estados Unidos como uma “potência espacial”.
Onda de violência no Equador tem toque de recolher e invasão à TV; entenda
Um local para o lançamento de espaçonaves comerciais do Starlink está sendo contruído na China e ficará localizado perto da base de lançamento espacial de Wenchang, um dos portos espaciais do país para grandes foguetes, no extremo sul do país.
A área de lançamento será utilizada pela China Satellite Network Group, grupo de propriedade do governo fundado em 2021. Em 2020, Pequim informou à União Internacional de Telecomunicações (UIT) do seu plano de lançar cerca de 13 mil satélites para estabelecer uma rede de Internet de alta velocidade.
A China Satellite Network lançará cerca de 1,3 mil satélites – ou 5% do número planejado – do primeiro semestre de 2024 até 2029, afirma a imprensa chinesa. É esperado que isso abra o caminho para que até 2035 seja estabelecida uma rede que suporte comunicações 6G de alta velocidade.
(Com informações de Valor Econômico)
(Foto: Reprodução/Starlink)