Share This Article
Novo primeiro-ministro da Nova Zelândia – Atual ministro do Interior da Nova Zelândia, Chris Hipkins foi anunciado pelo Partido Trabalhista como novo primeiro-ministro do país nesta sexta-feira (20).
Hipkins substituirá Jacinda Ardern, que surpreendeu o mundo ao renunciar ao cargo na última quarta-feira (18).
Vídeo: Novo comandante do Exército defendeu respeito às eleições
“Eu estou honrado com o apoio que meus colegas (de partido) depositaram em mim, é um privilégio enorme, mas também uma enorme responsabilidade. Eu com certeza vou levar isto muito a sério”, afirmou Hipkins em conversa com jornalistas na saída do Parlamento na primeira declaração depois do anúncio.
Chris Hipkins será empossado oficialmente nesta quarta-feira (25).
Atuação na pandemia
O ministro do Interior é considerado um dos principais responsáveis pela elogiada atuação do país à pandemia de Covid-19.
Aliás, foi no combate à pandemia que Jacinda Ardern passou a ser reconhecida mundialmente.
O partido espera que o atual ministro seja capaz de recuperar votos para a legenda até as próximas eleições gerais, que acontecem dentro de oito meses.
Cansaço
Em sua declaração de despedida, Jacinda Ardern afirmou não ter mais energia para trabalhar por mais uma reeleição.
Ela é primeira-ministra desde 2017, quando foi eleita aos 37 anos e se tornou a mulher mais jovem da história a ser líder de governo. Com postura progressista, foi reeleita com ampla margem em 2020.
Em um discurso emotivo, na última quarta, a líder disse ter utilizado o recesso de verão para refletir e decidir deixar o cargo.
“Eu sou humana, políticos são humanos. Damos tudo o que podemos até quando podemos. E então é a hora”, declarou.
(Foto: Reprodução)