Share This Article
Ciro defende importância do Estado – O candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) se reuniu na manhã desta segunda-feira (22) com empresários do varejo em São Paulo.
Com as presenças de Luiza Trajano (Magazine Luiza), Flávio Rocha (Riachuelo) e mais cerca de 50 empresários, Ciro debateu alternativas para reduzir a informalidade na economia, controlar a inflação, expandir o consumo e reduzir as desigualdades.
TSE manda apagar vídeo de Eduardo Bolsonaro contra Ciro Gomes; saiba
“Milhões de empresas estão inscritas no Serasa, à beira da falência. Os empresários estão com encargos muito altos e a informalidade tem aumentado. É fundamental uma reforma tributária que reduza os impostos sobre consumo e sobre a produção, além de incentivar a formalização do mercado de trabalho”, disse Ciro.
O encontro foi promovido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV).
“A inflação no Brasil não tem sido puxada por demanda, mas por preços administrados pelo governo, como energia elétrica, gasolina e gás. Temos que colocar tudo isso em perspectiva e celebrarmos um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento que realize as reformas necessárias e faça o país voltar a crescer”, ressaltou.
Discussão com Flávio Rocha
Durante o encontro, Ciro Gomes (PDT) criticou um posicionamento do proprietário da rede Riachuelo, Flávio Rocha, a favor da intervenção mínima do governo na economia.
“Por favor, Flávio, se desintoxica”, disse.
O pedetista explicou o que propõe ao país em relação ao tamanho e função do Estado brasileiro.
“O que eu quero desenhar é um Estado objetivamente encarregado de promover as tarefas aos quais o setor privado não é capaz de fazer. Se não, me responde: Qual foi a nação que lançou sua infraestrutura sem o Estado? Qual foi a nação que atingiu maturidade tecnológica sem a presença pioneira do Estado?”
O presidente do IDV avaliou que o bate-boca entre Ciro e Rocha não causou incomodo ao setor ou aos outros empresários presentes:
“O IDV se caracteriza por ser aberto a ouvir todas as opiniões dos candidatos, e os nossos associados têm toda a liberdade de ter seus pensamentos. Nós somos apartidários”, disse Jorge Gonçalves a jornalistas depois do evento.
Após o fim do evento, Ciro disse a jornalistas que o debate com o empresário não causa mal-estar por causa da amizade entre eles.
“É uma amizade que já tem uns 40 anos. Vivemos discutindo ideologia, mas nada pessoal. Cada dia que passa somos mais amigos.”
Assista a discussão aqui:
(Com informações de O Globo)
(Foto: Keiny Andrade/Divulgação)