Categorias
Política

Ciro Gomes quer lei de equiparação salarial entre homens e mulheres

Equiparação salarial entre homens e mulheres – O pré-candidato à presidência da República Ciro Gomes (PDT) defendeu a equiparação salarial, por lei, de homens e mulheres que cumprem a mesma jornada e a mesma atividade laboral.

Esta é uma das medidas que Ciro pretende adotar na presidência caso seja eleito nas eleições do fim do ano, como forma de minimizar as desigualdades de gênero no Brasil.

Em entrevista à Rádio Capital FM de Cuiabá (MT) na manhã desta quinta-feira (03), Ciro Gomes foi questionado sobre que políticas públicas o Estado deve trabalhar para combater a violência que as mulheres sofrem no Brasil .

Ciro lembrou o período em que foi prefeito e governador, e que nomeou mulheres para cargos importantes da administração.

“A discriminação da mulher é uma questão de empoderamento. Políticas afirmativas aceleram o empoderamento, mas é mais complexo. Começo dizendo o que já fiz. Fui prefeito da quinta maior cidade brasileira, Fortaleza, e metade dos secretariados eram mulheres. Fui governador do oitavo Estado brasileiro, o Ceará, – nos anos 80, 90, quando não era ainda tão visível a necessidade de empoderar – e mais da metade do orçamento era controlado por mulheres. E me dei muito bem.”, frisou o pré-candidato.

Determinação legal

Ciro Gomes ressaltou que as mulheres são 52% do total da população brasileira, mas que essa maioria não se reflete nos cargos eletivos Brasil afora.

“O Brasil é majoritariamente feminino. Sabe quantas mulheres representam o povo brasileiro na Câmara Federal? 15%. Ninguém proíbe as pessoas de votar em mulheres. O que precisamos fazer é reforçar as políticas afirmativas, porque elas podem permitir uma aceleração, mas o empoderamento da mulher depende muito da consciencia politica de quem está me ouvindo agora. Por que 52% do eleitorado são mulheres e só 15 de cada 100 deputados são mulher?”, questionou.

O pré-candidato reforçou que é necessária uma regulação urgente sobre equiparação salarial para, pelo menos, minimizar a discriminação de gênero no ambiente de trabalho.

“É inadiável a regulação, no mercado de trabalho, a determinação legal de que se pague às mulheres pela mesma jornada e a mesma natureza de trabalho, o mesmo salário. Hoje, inacreditavelmente, no século XXI, as mulheres ganham 76% do que os homens ganham pra fazer o mesmo trabalho pela mesma jornada. Em vários lugares do mundo, já regulou. Você tem que regular e isso está no meu programa de governo”, concluiu Ciro Gomes.

Fonte: PNB Online

Assista a entrevista de Ciro Gomes à Rádio Capital FM de Cuiabá:

Foto: Reprodução

RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA

Telegram: AQUI
Whatsapp: AQUI

PTB foi oferecido ao PL de Valdemar por R$ 30 mi, diz reportagem

Reportagem exclusiva da revista Crusoé publicada na noite desta quarta-feira (02) denuncia uma negociata para ‘vender’ o PTB e ao PL de Valdemar Costa Neto por R$ 30 milhões.

A reportagem tem caráter bombástico e pode ‘implodir’ o bolsonarismo em plano ano eleitoral.

Uma aliada de Roberto Jefferson, Nayara Soares, denunciou a oferta milionária para vender seu partido a Valdemar Costa Neto.

Leia a matéria completa aqui.

PDT e PSD selam aliança para o governo do RJ; PT liga alerta

Está confirmada uma aliança entre o PDT de Ciro Gomes e o PSD do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para as eleições do fim do ano.

A informação foi confirmada tanto pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, quanto por Paes no fim da noite desta quarta-feira (02).

“Decidimos aqui hoje que PDT e PSD vão caminhar juntos na eleição pro governo do Estado. Não estamos falando de nomes. Temos dois belos nomes nessa aliança. Vinha conversando com o Lupi e ambos entendíamos, e os nossos candidatos também, que a gente precisava apresentar uma candidatura no estado do Rio de Janeiro que pudesse enfrentar os desafios que o estado tem diante de si”, afirmou Paes ao jornal O Globo.

O mandatário pedetista anunciou em suas redes sociais que após reunião, “decidimos caminhar juntos nas eleições para o governo do Rio neste ano”.

Lupi disse que não há um nome imposto para encabeçar a chapa e que isso será decidido em breve.

“O nome para encabeçar esta chapa será decidido em conjunto mais a frente, estamos juntos na luta por um Rio Melhor”

Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile